Opinião

Sem surpresa e sem alteração por aqui 

9 de outubro de 2024

FOTO: REPRODUÇÃO

PAULO NATIR

“Irmãos, a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espirito, articulações e medulas. Hebreus 4,12. 

Católicos de todo País rezaram e comemoraram muito nessa segunda-feira quando o Brasil celebrou o Dia Nacional do Rosário. A instituição dessa homenagem à Maria nos remete à Ditadura Militar. O general Costa e Silva Concedeu à Padroeira do Brasil o título Generalíssima do Exército Brasileiro. Essa honraria ficou engavetada até os parlamentares resolverem dar tramite para a matéria. O papa PIO XV já havia estabelecido essa homenagem à mãe de Deus ainda no século XVI – quando cristãos resistiram bravamente a um ataque de turcos otomanos. A Turma confrontou o oponente enquanto os religiosos recitavam o Rosário. Em dos locais mais charmosos, a data foi celebrada por muitos nos pés da imagem de Cristo, no Rio, no Corcovado, sob a baia de Guanabara. Na paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos os fiéis também oraram.  

Já nas eleições o destaque foi para o advogado Diego de Oliveira (PSD) – primeiro prefeito reeleito na história da “Ardeia”. Ele e o vice, vereador Maurício Silva fizeram parte da coligação “Passos pra cima” que foi composta pelos partidos PP, União, PSB, e PDT. Eles tiveram impressionantes 88,05% dos votos válidos. Simone e Karina Santos ficaram em segundo lugar com 8,42%. 

Na disputa pela Câmara o destaque foi a atual presidente do Legislativo Aline Macedo (PL). Ela foi a primeira política que superou a barreira dos três mil votos na corrida por uma vaga na Câmara. Sua coligação conseguiu algo que nenhuma associação de partidos realizou – pelo menos nas últimas três eleições municipal: eleger quatro vereadores. Entre os que não venceram o grande destaque foi o famoso maratonista Alexandre Lino, o Boy Nova Geração – o atleta teve mais de 1 600 votos. Residente no bairro Novo Horizonte ele obteve apoio maciço onde mora. Também com mais de mil votos ficou a ex-vereadora Marli Ferreira. Ela tentou uma vaga concorrendo pelo Partido Verde. Parabenizo aqui todos os participantes desse processo. Candidatos concorreram de forma justa e civilizada. Parabenizo enfim toda população. Apenas foram registradas ocorrências de rotina. A Justiça Eleitoral também merece todos os louros. Agora sugiro a todos políticos uma grande união de esforços para superar novos desafios que são muitos – principalmente na área ambiental que parece estar totalmente abandonada. Nem a Associação de Defesa do Meio Ambiente existe mais aqui…por isso que nós temos sempre que cobrar. Vida que segue! 

PAULO NATIR é Jornalista