Ícone do site Folhadamanha

Sem Arrascaeta, Flamengo tem queda no setor ofensivo

Foto: Reprodução.

Leonardo Pedro

PASSOS – O Flamengo finalizou nesta sexta-feira, 31, a sua preparação para o confronto de ida da final do Campeonato Carioca, que será realizado na noite de hoje, 1º, às 20h30, no Maracanã. Assim como nos últimos cinco treinos, Arrascaeta esteve fora ontem e segue o tratamento da lesão muscular na perna esquerda. Sem a estrela do time, o Rubro-negro tem grande perda na produção ofensiva.

Desde a chegada do uruguaio ao Rio de Janeiro, em 2019, o clube da Gávea sofre com a ausência do jogador. A equipe registra uma queda de 20,3% na eficiência ofensiva quando o meio-campista não está presente.

O Rubro-negro tem uma média de 47 minutos para marcar um gol com a presença de Arrascaeta em campo. Esse número, porém, aumenta para 56 minutos nos momentos em que o uruguaio não atua, seja nos jogos em que não entrou ou nas partidas em que houve uma substituição envolvendo o meia.

Por consequência, o aproveitamento também cai sem o uruguaio. Com ele, são 134 vitórias, 42 empates e 31 derrotas em 207 jogos, 71,5% de aproveitamento. Esse número reduz para 64,1% sem o meia: 61 vitórias, 21 empates e 24 derrotas em 106 duelos.

Além da ausência do maior assistente do futebol brasileiro desde 2019 (Arrascaeta registrou 68 nesse período), o técnico Vítor Pereira sofre com os desfalques do zagueiro Pablo, do lateral Matheuzinho e do volante Erick Pulgar.

Para o confronto de hoje, o treinador português deve optar por escalar o Fla com: Santos; Varella, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro.

Sair da versão mobile