8 de novembro de 2024
écnico nunca conseguiu fechar lista de convocados como planejava inicialmente / Foto: Reprodução
PASSOS – Dorival Júnior tem enfrentado dificuldades para manter um elenco estável na Seleção Brasileira, com as recorrentes lesões de seus convocados. Desde que assumiu o cargo em janeiro de 2024, o treinador já teve que substituir 15 jogadores por lesão, o que impediu a formação da equipe ideal que ele planejava.
A primeira convocação de Dorival, em março para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, já trouxe desfalques, e a situação se manteve nas demais listas, incluindo as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e a Copa América. Em outubro, cinco atletas foram cortados: o goleiro Alisson, os zagueiros Bremer e Éder Militão, o lateral Guilherme Arana e o atacante Vinícius Júnior.
Bremer, defensor da Juventus, sofreu uma lesão mais grave, rompendo o ligamento cruzado anterior do joelho, o que o afastará do futebol pelo resto da temporada. Outros jogadores, como o goleiro Ederson, do Manchester City, e o zagueiro Éder Militão, do Real Madrid, precisaram ser substituídos em mais de uma convocação. O zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, já foi chamado três vezes como substituto.
Além dos jogadores, até o preparador de goleiros Taffarel sofreu uma lesão em outubro.
Nesta última convocação, até o momento, nenhum jogador teve que ser substituído.
O Brasil vai enfrentar a Venezuela no dia 14 de novembro, no Estádio Munumental de Maturín, e o Uruguai, no dia 19 de novembro, na Arena Fonte Nova. Os jogos serão respectivamente pelas 11ª e 12ª rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Estes serão os últimos jogos do ano para a equipe.