3 de fevereiro de 2024
Maior concurso público já realizado no âmbito do sistema prisional de Minas Gerais busca fortalecer o trabalho desempenhado pela Polícia Penal./ Foto: Divulgação / Sejusp.
BELO HORIZONTE – O concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais Foi publicada teve a publicação homologada no Diário Oficial do estado na última sexta-feira, 2.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os aprovados passaram pelas seis etapas do concurso: prova objetiva e redação, avaliação psicológica, exames médicos, teste de aptidão física, investigação social e, por último, o Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP), que foi dividido em três turmas.
De acordo com a Sejusp, após a homologação, os próximos passos para as unidades prisionais receberem os novos policiais penais são a nomeação e perícia médica. Essas atribuições são de responsabilidade da Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão (Seplag) e dependem de prazos e logísticas internas.
Conforme a secretaria, o processo termina com a posse dos aprovados e o encaminhamento para as unidades prisionais localizadas nas várias regiões de Minas Gerais. Os exames médicos fazem parte do concurso público, já a perícia médica é obrigatória para todos aqueles que ingressam no serviço público, seja por meio de concurso, recrutamento amplo ou contrato.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a data é histórica. Ele, que esteve à frente de todas as tratativas para que o certame fosse aprovado e acontecesse, ressaltou que “a homologação representa o esforço de dezenas de pessoas que trabalharam incessantemente por mais de dois anos para que os aprovados pudessem chegar até aqui. Enfrentamos desafios inimagináveis para conseguirmos finalizar um certame dessa envergadura”, avaliou.
“É um concurso grande, o maior já realizado para o sistema prisional de Minas Gerais, com muitas etapas e que envolve o trabalho de muitas pessoas, das mais diferentes áreas. É com muita satisfação que homologamos esse concurso e, agora, estamos a poucos passos para termos esses policiais trabalhando nas nossas unidades prisionais, prontos para somar e fortalecer ainda mais o trabalho da Polícia Penal de Minas Gerais”, disse o secretário.
A Sejusp ressaltou que as vagas serão preenchidas obedecendo estritamente a ordem de classificação final dos candidatos no certame, conforme previsto em edital.
Após a reunião do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), que será realizada na próxima semana, um cronograma com datas para nomeação e realização das perícias médicas será avaliado e posteriormente divulgado para o devido acompanhamento dos aprovados.