CARLOS RENATO
PASSOS – O número de registros de veículos roubados na região apresentou queda de 69,3% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos registros de furtos, os números baixaram de 172 para 169, com queda de 1,74%.
Segundo dados do Observatório de Segurança Pública e informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), entre janeiro e junho deste ano a região teve 15 ocorrências desse tipo de crime. Em 2023, foram registradas 49 ocorrências.
De acordo com a Sejusp, o município de Passos teve queda de 72,7%, passando de 22 registros no primeiro semestre do ano passado, para seis ocorrências de roubos de veículos entre janeiro de junho de 2024, o que corresponde a 60% do total de roubos de carro na região no primeiro semestre deste ano.
Além de Passos, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Ibiraci, Itaú de Minas e São Sebastião de Paraíso também registraram casos de roubos de veículos.
Em Paraíso, o Sejusp aponta queda de 83,33% no número de registros, passando de seis casos no primeiro semestre de 2023, para apenas uma ocorrência entre janeiro e junho deste ano.
O município de Ibiraci apresentou estabilidade no número de casos, com duas ocorrências nos dois períodos pesquisados. Nenhum município da região teve alta de registros.
De acordo com a secretaria, 18 municípios da região não registraram casos de roubos de veículos neste ano.
Em Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Delfinópolis e Piumhi o último registro foi no mês de novembro de 2023. Em Capetinga, em agosto de 2022. Guapé em outubro de 2022. Nova Resende em março de 2022. Pimenta em agosto de 2021. São José da Barra em dezembro de 2023 e São Roque de Minas em junho de 2019.
Desde 2015, Vargem Bonita teve apenas dois registros de roubo de veículos, sendo o último em novembro de 2021. Já Doresópolis não teve nenhum caso desde 2015.
Casos de veículos furtados mantém estabilidade com 169 ocorrências
PASSOS – Segundo dados do Observatório de Segurança Pública e divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), a região, composta por 27 municípios, teve queda de 1,74% no número de registros de furto de veículos.
Conforme a Sejusp, entre janeiro e junho de 2023 teve 172 ocorrências ante 169 pelo mesmo período neste ano, queda de apenas três registros.
Passos representa 60,35% do número total de veículos furtados na região, com 67 ocorrências. O município teve queda de 38,5% neste ano, sendo que, entre janeiro e junho de 2023, teve registro de 109 casos desse crime.
São Sebastião do Paraíso teve aumento de 46,2% de furtos de veículos, passando de 13 ocorrências no primeiro semestre de 2023, para 19 pelo mesmo período deste ano.
Piumhi também registrou alta no número de casos. Em 2023, foram seis ocorrências no primeiro semestre, subindo para 13 registros.
Capitólio foi o município que teve o maior índice de aumento proporcional na região. Entre janeiro e junho do ano passado foi registrado uma ocorrência, saltando para nove pelo mesmo período neste ano, alta de 800%.
Monte Santo de Minas aparece em segundo lugar, em maior alta proporcional (250%), passando de dois casos em 2023, para sete neste ano, em comparativo com os dois períodos pesquisados.
Bom Jesus da Penha (dois), Claraval (um), Fortaleza de Minas (um) e Vargem Bonita (um) apresentaram estabilidade nos registros.
O último registro de furto de veículos no município de Doresópolis foi em janeiro de 2017. Já São Tomás de Aquino ainda não teve registro de veículos furtados nos dois períodos pesquisados. O último caso aconteceu no mês de julho do ano passado.
Dados
Segundo informações do Sejusp, o banco de dados de ocorrências de furto e roubo de veículos Furtados considerado o crime consumado. Os dados utilizados foram extraídos do Sistema Integrado de Defesa Social, por meio do Registro de Evento de Defesa Social (Sids/Reds).
Conforme a secretaria, por se tratar de um sistema integrado, os registros abrangem notificações feitas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo.
Tipificação
De acordo com o Código Penal, o crime de furto é a subtração de algo móvel pertencente a outra pessoa para si ou para outrem. No caso do roubo, para a subtração do bem há o emprego de grave ameaça ou violência contra a pessoa, ou por qualquer outro meio, que reduza a capacidade de resistência da vítima.