Ícone do site Folhadamanha

SEE publica lote do Adveb com 435 contemplados na educação

DE ACORDO COM O GOVERNO DE MINAS, EM 2024 FORAM CONCEDIDOS 4.889 ADICIONAIS A PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESTADO / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE)  publicou 435 concessões do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) na edição do último sábado, 21, do Diário Oficial do Estado. 

Segundo informações do governo de Minas, com este novo lote, o número total de concessões realizadas em 2024 chega a 4.889, consolidando um investimento de cerca de R$ 10 milhões ao longo do ano. 

A lista com os nomes dos novos contemplados pode ser conferida no portal da SEE/MG, nos atos 3.063/2024 e 3.064/2024. 

O Adveb correspondente a 5% do vencimento básico dos servidores efetivos a cada cinco anos de exercício, é um importante instrumento de valorização dos profissionais da educação. A retomada do benefício em 2019, após negociações entre a SEE/MG, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag/MG). 

Desde janeiro de 2024, as concessões do Adveb vêm sendo realizadas regularmente, fortalecendo a política de valorização da carreira dos educadores.  O benefício não apenas reconhece o tempo de serviço dos profissionais, mas também proporciona ganhos financeiros diretos, promovendo uma valorização real e constante para os servidores. 

O Adveb é parte integrante do Plano de Carreira dos Profissionais de Educação Básica, instituído pela Lei nº 15.293/2004. Esse plano garante progressões e promoções aos servidores da SEE/MG, incentivando o desenvolvimento profissional e recompensando o mérito e o tempo de serviço. Além disso, a atualização constante de dados no Sistema de Administração de Pessoal (Sisap), realizada pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), assegura que os servidores tenham acesso justo e eficiente aos benefícios previstos na legislação. 

Em 2024, o Governo de Minas também implementou um reajuste salarial de 12,84%, beneficiando 389.360 servidores da Educação Básica. Somado às mais de 260 mil concessões de progressões e promoções, o reajuste reflete o esforço contínuo em oferecer melhores condições de trabalho e incentivo para os profissionais da educação. 

Sair da versão mobile