Ícone do site Folhadamanha

Sedest promove Ação Mulher neste sábado na Praça do Rosário

Evento busca levar orientações em homenagem as mulheres do município. / Foto: Reprodução

Vinícius Borges

PASSOS – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) da Prefeitura de Passos realiza neste sábado, 8, uma ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento será das 8h às 12h na Praça do Rosário e conta com parceria da Faculdade Atenas e da Delegacia da Mulher. 

Segundo Rosely Grillo, titular da Sedest, ação terá orientações sobre violência contra a mulher, aula de defesa pessoal, orientações jurídicas e sociais sobre o Cadastro Único, vacinação e conscientização contra a dengue, com a presença de monitores e diversão para as crianças. 

“O evento Ação Mulher é dedicado às mulheres do município de Passos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Será uma manhã com muita informação e orientação, além de recreação para as crianças que acompanham suas mães”, afirma a secretária. 

“A ideia dessa realização é inspirada na importância do papel da mulher e no seu protagonismo dentro da nossa sociedade, como celebração das lutas históricas e conquistas das mulheres”, aponta. 

Rosely aponta que a Praça do Rosário foi escolhida como palco do encontro por se tratar de um local central e de fácil acesso à população. “Esse é um evento especial às mulheres, para que possam refletir a importância da nossa luta diária, enquanto mulher, guerreira e batalhadora e para que, de fato, possam ter o reconhecimento da sociedade”, destaca a secretária. 

Além da Faculdade Atenas e da Delegacia da Mulher, o evento também conta com o apoio da Secretaria da Saúde, OAB, Defensoria Pública, Polícia Militar e outras instituições. 

Data 

O Dia Internacional das Mulheres foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. 

Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países — como um dia de protesto por direitos ou pela celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães. 

Em 2025, o Dia Internacional da Mulher ganha um significado ainda mais relevante por celebrar o 30º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, um marco global na luta pelos direitos das mulheres e meninas. Sob o tema ”Para Todas as mulheres e meninas: Direitos Igualdade Empoderamento”, a data convoca a sociedade a agir por um futuro feminista e inclusivo, onde ninguém fique para trás. 

O tema escolhido pela ONU Mulheres para 2025, Igualdade e Empoderamento para Todas, não é apenas um slogan, mas um chamado à ação global. A proposta é desbloquear direitos iguais em educação, saúde e participação política, garantir poder e oportunidades para mulheres em todas as esferas sociais e empoderar jovens e meninas como agentes de transformação. 

Sair da versão mobile