Lívia Lopes
PASSOS – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) implementou o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) para atendimento à população em situação de rua em Passos.
A implementação do Seas ocorreu no início de janeiro e, no dia 6 de fevereiro, o serviço passou a ser oferecido 24 horas por dia. A secretaria também criou o Disque Ajuda, um telefone para contato sobre casos que configurem situação de risco pessoal e social, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, por exemplo.
De acordo com informações da Sedest, o Disque Ajuda deve ser acionado, preferencialmente, por meio de mensagem via aplicativo WhatApp e, em breve, mais um número de telefone deve ser disponibilizado para atendimento da população.
“Pedimos preferencialmente que envie mensagens pelo WhatsApp, pois a equipe está sempre em trânsito. Assim que podem, eles respondem. Disponibilizaremos em breve mais um número para contato”, afirma a secretária da pasta, Rosely de Melo Grillo.
A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais estabelece que o Seas é um serviço que deve ser oferecido de forma continuada e programada para assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa na identificação de situações de risco, por violação de direitos, e é caracterizado como Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Ele é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
A orientação do governo federal é que o Seas deve atuar em locais como ruas, praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos com atividades laborais, como feiras e mercados, por exemplo, terminais de ônibus e rodoviárias, prédios abandonados, lixões, semáforos e outros.
Em Passos, de acordo com a Sedest, os profissionais que atuam no serviço especializado têm feito cerca de 100 atendimentos por semana. Esse número leva em conta as abordagens realizadas e não o de pessoas. A Sedest informa que, além do Disque Ajuda para atendimento no Seas, as pessoas também podem entrar em contato por meio do Serviço de Atendimento ao Migrante (35) 98409-7790, ou do Centro Pop (35) 99885-8421.
Segundo a secretária Rosely Grillo, a equipe do Seas é composta por oito educadores sociais, que trabalham em escala de 12 horas por 36, e conta com uma coordenadora e um educador social que atuam na parte da administração do serviço. As equipes seguem rotas de atendimento e também atendem denúncias e solicitações.
“Por exemplo, de manhã, às 6 horas, no albergue para orientar as pessoas em situação de rua a irem para o Centro Pop, onde é ofertado café, almoço, lavanderia, banho, oficina, entre outros serviços. Existe uma rota para que seja realizada pela equipe, além das denúncias e solicitações recebidas”, afirma a secretária.