29 de janeiro de 2024
Foto: Divulgação.
Leonardo Natalino
PASSOS – O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve ontem em Passos durante a inauguração da Farmácia Básica no município. A unidade, que funcionava no Ambulatório São Lucas, passa a funcionar, a partir deste terça-feira, 30, na avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 1760, das 7h às 18h.
Além de Baccheretti, participaram do evento o prefeito de Passos, Diego Oliveira, o secretário de Saúde do município, Thiago Salum, a presidente da Câmara, Aline Macêdo, os vereadores Maurício Silva, Alex Bueno, Plínio Andrade, João Serapião e Michael Silveira e o deputado estadual Cássio Soares.
Em parceria com o Governo do Estado, a medicação que é distribuída pela Farmácia Básica Estadual também será oferecida para a população de Passos na nova unidade da Farmácia Básica Municipal.
Atualmente, a unidade conta com 125 medicamentos, além de outros fármacos que serão disponibilizados pelo Governo para o tratamento de algumas doenças, como tuberculose, toxoplasmose, influenza, malária, covid e hanseníase.
Todos os medicamentos serão disponibilizados para a população residente em Passos cadastrada nas unidades de saúde. Os moradores devem comparecer à farmácia portando o documento do paciente e a receita dentro do prazo de validade, definida de acordo com a portaria a qual o medicamento pertence.
Sobre os medicamentos de alto custo, o fornecimento está vinculado ao cumprimento de protocolos clínicos de cada doença, definidos pelo Ministério da Saúde. Para ter acesso é necessário apresentar documentos e receituário válido.
No momento, ainda não há data definida para o início do procedimento. Mas a partir da segunda quinzena de fevereiro, a retirada do medicamento de alto custo será realizada na unidade. E os medicamentos básicos especializados serão distribuídos somente para a população da cidade de Passos.
Segundo informações da Câmara, Baccheretti, ressaltou a importância da descentralização da Farmácia Básica, o que torna o serviço mais acessível para atender a população A presidente da Câmara Aline Macêdo e os vereadores Maurício Silva, Alex Bueno, Plínio Andrade, João Serapião e Michael Silveira também estiveram presentes, destacando a importância da descentralização da unidade e reforçando o quanto a população necessita desse serviço, expressando otimismo, principalmente para um atendimento e prestação de serviço de qualidade aos Passenses.
Ainda de acordo com a Câmara, as autoridades presentes visitaram a obra do PSF Vila Betinho, que possui recursos destinados pelo Governo do Estado e que está em fase final, com inauguração prevista para as próximas semanas; e a Santa Casa, onde a diretoria do hospital apresentou projetos em andamento, como a ampliação do Centro Cirúrgico, com aumento no número de salas, melhorias de acesso e outras realizações.