Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – O secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião do Paraíso, Vinício Scarano Pedroso, e a servidora pública Cinara Soares Caetano Vanoni participaram da 7° Edição do Encontro de Gestores do setor realizado entre 25 e 27 de março, em Belo Horizonte.
“Foram dias intensos de palestras e outras atividades que muito nos enriqueceram e tenho certeza, Paraíso vai crescer muito nestas áreas, pois, voltamos com muita bagagem e aprendizado”, disse Vinício.
O encontro foi realizado em parceria com o Sebrae Minas Gerais, a Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais (Fecitur), a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e a Associação Mineira de Municípios (AMM).
O evento reuniu representantes das cadeias produtivas de cultura e turismo do estado para fortalecer, trocar experiências e construir políticas públicas mais efetivas. Foram realizadas 11 mil inscrições de representantes de 741 cidades mineiras.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, compartilhar projetos que promovam geração de emprego e renda, estruturação de políticas públicas e qualificação profissional. A reunião dos gestores também permitiu a integração estadual para fortalecer os vínculos entre os municípios e o governo do estado.
“Foi muito enriquecedor participar das palestras, workshop e das apresentações que nos proporciona enriquecimento e aprendizado em termos de cultura e turismo”, disse Scarano. Segundo ele, Paraíso estará inserido junto a ações do governo do estado nos programas e editais que visam fomentar o setor. “Voltamos com a sensação do dever cumprido e assim aumenta a nossa responsabilidade, mas teremos maior bagagem e teremos muitas coisas boas para acontecer”, aponta.
A programação envolveu temas como patrimônio cultural imaterial, economia criativa, turismo de experiência, storytelling, arte, sustentabilidade, gastronomia contemporânea e mercado global. Os temas reforçam a centralidade da cultura e do turismo nas estratégias de desenvolvimento dos municípios com a geração de emprego e renda por meio do setor.
As atividades foram realizadas em três espaços culturais que integram o Circuito Liberdade: Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Biblioteca Pública Estadual e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. No encerramento, na sexta-feira, 28, os gestores participaram de uma visita técnica ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Criado em 2022, o encontro fortalece o diálogo entre o governo estadual e municípios, promovendo formação técnica, troca de experiências e construção de redes colaborativas, com o apoio institucional da Cemig e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).