1 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação.
PASSOS – A Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Piumhi apresentou, durante assembleia geral da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Consórcio Ameg), a metodologia de monitoramento do fluxo de turistas que visitam o município.
Segundo informações da Ameg, a reunião teve como foco debater sobre o Circuito Turístico das Nascentes das Gerais e da Região da Canastra e foi realizada na sede associação, na última segunda-feira.
Ainda de acordo com a Ameg, considerada um case de sucesso, a sistematização do monitoramento da taxa de ocupação da rede hoteleira de Piumhi surgiu a partir do preenchimento de dados no programa de Regionalização do Turismo, o Mapa do Turismo Brasileiro, na plataforma SisMap. Para Thiago Santos, Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esportes de Piumhi, que apresentou os resultados do case na Ameg, os números refletem que Piumhi é uma cidade turística e conta com um fluxo intenso de visitantes.
“A Nossa Cidade Carinho recebe muitos turistas todos os dias. Tanto o turismo de negócios, que hoje é o nosso carro-chefe, quanto o turismo de lazer, o turismo gastronômico, o de contemplação, etc. Só no ano passado recebemos mais de 51 mil turistas, isso só mostra o potencial de Piumhi, com toda a sua infraestrutura, para receber pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo”, afirma Thiago Santos.
Durante a apresentação do case Observatório do Turismo de Piumhi, foram exibidos os pontos de destaque e as principais conquistas compartilhadas sobre o projeto, assim como o passo a passo de como o observatório foi montado, os números de ocupação de 2023, como é feito o cálculo, entre outros detalhes.
De acordo com Thiago Santos, a Ameg pretende replicar o projeto nas cidades que integram o Circuito das Gerais. “A orientação é que mais cidades façam observatórios e quantifiquem quantos turistas estão sendo recebidos, para que o Circuito possa ter uma noção de quantas pessoas estão passando pelas cidades da região da Canastra”, revela.
O secretário destaca ainda que, com a implantação do Observatório do Turismo é possível sistematizar ações e eventos para atrair mais turistas, impactando as decisões dos gestores públicos e empresários do setor de forma estratégica, já que é possível compreender a sazonalidade do turismo na região.