Ícone do site Folhadamanha

Secretarias de Cássia promovem palestra sobre cuidados aos idosos

Evento contou com a presença de cerca de 45 pessoas no CCI./ Foto: Divulgação.

Débora Meira

CÁSSIA – A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social em Cássia promoveram na última terça-feira, 18, a palestra “Demências e Cuidados com quem cuida”, voltada à pessoa idosa. Segundo a administração, o evento contou com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Estiveram presentes no evento cerca de 45 pessoas, entre usuários e trabalhadores das políticas de saúde e assistência social.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Olga Aparecida Borges Bastos Oliveira, a palestra contou com a presença de cerca de 45 pessoas no CCI, sendo uma ação coletiva do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

“Esse projeto visa promover a comunicação comunitária, o protagonismo, o fortalecimento e a função protetiva da família, além de criar vínculos entre as famílias e aliado às políticas de assistência social, de saúde e do desenvolvimento a sociabilidade e coletividade”, disse.

Segundo a secretária, a iniciativa surgiu como uma ação de informação e mobilização da população em relação ao tema.Esta atividade está vinculada às ações voltadas às pessoas idosas através da articulação intersetorial entre assistência social e saúde. A ideia para o tema veio após uma preocupação das equipes técnicas em relação aos desafios vivenciados pelas famílias que possuem pessoas idosas com quadro de demência”, comentou.

Conforme ainda a secretária, antes deste encontro foram realizados outros no mês de junho, com os temas “Conscientização da violência contra a pessoa idosa” e “Cuidados e prevenção às quedas”.

Segundo a administração, a palestra foi gratuita e aberta para toda a população, e teve a participação da graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Marisa da Silva Lemos.

Segundo ela, o objetivo do evento foi refletir acerca do envelhecimento e suas principais demências, a necessidade de cuidados especiais ao idoso e também voltado as pessoas que exercem a função de cuidador, pensando assim, no fortalecimento da função protetiva da família.

Sair da versão mobile