Débora Meira
CÁSSIA – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Cássia realizou na última terça-feira, 22, uma oficina de bordado no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O evento aconteceu na parte da tarde e contou com 19 artesãs.
De acordo com a técnica responsável pelo projeto e psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Ana Laura Sampaio, cerca de 60 pessoas participaram da oficina. “Nós tivemos a iniciativa para esse evento porque no último domingo foi celebrado o ‘Dia do Artesão’. Então, queríamos levá-las para um passeio, tendo em vista que, durante a pandemia elas ficaram muito tempo dentro de casa”, disse.
“Essa oficina foi importante para ter uma interação entre elas e entre a população. Esse convívio oferece acesso a informação e aos seus direitos e deveres. Colher um pouco da demanda delas é importante para o trabalho no serviço de convivência, que gera fortalecimento de vínculo e potencializa a arte dessas artesãs”, disse Ana Laura.
Segundo a organizadora, há intenção de realizar novas oficinas e, durante o projeto, foram produzidas uma mandala, uma peça de jogo americano e um móbile de passarinhos feito de cerâmica.
CCI
O Centro de Convivência para Idosos (CCI) de Cássia é um espaço que oferece atividades gratuitas que contribuem para o envelhecimento saudável, o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares, no convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social para pessoas acima de 60 anos. O CCI foi inaugurada em 2012 e atende cerca de 150 idosos.