Destaques Geral

Secretaria prevê entrega de 15 mil alevinos a piscicultores de Paraíso

31 de janeiro de 2025

Criação dos alevinos acontece no IF Sul de Minas no campus de Machado. Previsão é que cada piscicultor recebe 500 peixes para criação em propriedades rurais / Foto: Reprodução

Carlos Renato

S. S. PARAÍSO – A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso prevê a entrega gratuita de cerca de 15 mil alevinos de tilápia, por meio do programa estadual “Nosso Peixe”. A expectativa é contemplar até 30 piscicultores no município.

Segundo informações da secretaria, o lançamento do programa está previsto para o dia 14 de fevereiro, na cidade de Machado, e o cadastramento dos produtores interessados no município iniciou nesta quinta-feira, 30.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Renan Jorge Preto, o programa “Nosso Peixe” tem como objetivo incentivar a piscicultura no município e em todo o estado, oferecendo gratuitamente 500 alevinos de tilápia por pessoa para a criação em propriedades rurais.

“O lançamento do programa acontece na cidade de Machado. A Prefeitura irá até o local para buscar os alevinos, que serão posteriormente entregues na Sedeagro aos interessados cadastrados”, informa.

Segundo o secretário, o município de Paraíso foi comunicado da participação no programa na última terça-feira, 28, e ele acredita que a iniciativa deve proporcionar o aumento da criação de peixes, sem custo e melhorando a produtividade do criador e a oferta do peixe no mercado.

Segundo Renan, os interessados podem procurar a secretaria, que fica na Praça dos Imigrantes, 20, das 8h às 16h30, para preencher o cadastro ou tirar dúvidas. O cadastro também pode ser feito via e-mail: secretaria.meioambiente@ssparaiso.mg.gov.br

Conforme destaca o secretário, o interessado deve enviar os dados solicitados, que inclui nome completo, telefone de contato, CPF, endereço, município, extensão da área de água, se é o proprietário da área e se já é piscicultor.

“Em média serão contemplados 30 produtores por município. Aqui em São Sebastião do Paraíso o critério de entregue será de acordo com a ordem cronológica de envio dos dados à prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário”, afirma Renan.

Em Bom Jesus da Penha, o cadastro para adesão ao programa terminou na última terça-feira, 28. Já em Fortaleza de Minas terminou nesta quinta-feira, 30.

Programa

O programa “Nosso Peixe”, conta com a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sul de Minas) campus Machado e promete revolucionar a piscicultura na região. O projeto tem um investimento estimado de R$ 840 mil, oriundos de emenda parlamentar.

De acordo com o programa, a previsão é distribuir 1 milhão de alevinos e impactar diretamente 2 mil produtores, abrangendo 60 municípios. Cada cidade terá 30 produtores cadastrados, ampliando as oportunidades de geração de renda e desenvolvimento sustentável.

A primeira entrega dos alevinos está marcada para o dia 14 de fevereiro, marcando o início de um projeto que alia inovação, sustentabilidade e compromisso com as comunidades rurais.