Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – Os profissionais que promovem cultura de São Sebastião do Paraíso estão sendo incentivados a participar do edital Raízes de Minas: Premiação às Trajetórias Artísticas Culturais e Tradicionais lançado pelo governo do estado.
A iniciativa, que conta com recursos da Lei Aldir Blanc, pretende contemplar cerca 2,1 mil agentes culturais no estado, totalizando quase R$ 40 milhões em premiações.
Conforme divulgação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o cronograma dos editais já pode ser consultado. Os interessados podem se inscrever até 10 de fevereiro de 2025, exceto para o edital 1, destinado ao credenciamento de pareceristas, que tem fluxo de inscrição permanente. As informações oficiais podem ser conferidas no endereço eletrônico: https://www.secult.mg.gov.br/editais/editais-pnab/editais-pnab.
O objetivo é fortalecer a cena cultural mineira, promovendo desde capacitação e desenvolvimento de projetos até a circulação de espetáculos, mostras, festivais, bolsas culturais e manutenção de espaços culturais.
No final de dezembro de 2024, quando da visita do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, em São Sebastião do Paraíso, integrantes da secretaria ministraram uma oficina de capacitação para os representantes dos ternos de Congo e Moçambique e outros representantes do setor cultural do município sobre captação de recursos através dos editais do governo.
Representantes de cada grupo participaram de um treinamento exclusivo realizado pela equipe de Fomento do Estado de Minas Gerais, na Secretaria Municipal de Educação. Os participantes avaliaram a iniciativa como um momento especial de aprendizado e troca de conhecimentos.
A iniciativa contou com a participação dos Ternos, que trouxeram questionamentos e compartilharam experiências, enriquecendo ainda mais a discussão. Este treinamento representou um passo significativo para ampliar o reconhecimento e o apoio a essas manifestações culturais, que são pilares da identidade de Paraíso.
O evento teve como objetivo principal fortalecer e valorizar as tradições culturais locais. Durante o encontro, foram abordadas orientações importantes sobre políticas de incentivo cultural, estratégias de organização e formas de acesso a recursos estaduais destinados à promoção da cultura popular.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vinício Scarano Pedroso, reforça que o governo municipal vai auxiliar com o apoio e orientação aos grupos culturais e pessoas interessadas em participar do projeto.
“Está entre as nossas ações atuarmos para fomentar o setor cultural da nossa cidade, na maioria das vezes há queixas sobre falta de verba, agora é o momento de buscar os recursos necessários para os investimentos nos projetos a serem desenvolvidos”, observa.
O Grêmio Recreativo Terno de Congo Ipiranga já possui experiência nesta questão e já conseguiu obter recursos através de projetos voltados para a lei de incentivo à cultura. “Fizemos um amplo trabalho em 2023, com oficinas nas escolas estaduais e municipais e estamos com um novo projeto para ser desenvolvido ainda neste ano, é uma forma de investirmos na nossa gente e na nossa cultura”, afirma, Ilson José Aparecido representante do terno Ipiranga.