13 de dezembro de 2024
Secretaria de Saúde informa que até a próxima segunda-feira, 16, o problema na unidade de saúde estará resolvido. / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – A Secretaria de Saúde de Passos esclarece sobre a suposta falta de aparelho Raio X na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Paciente reclamou que a instituição de saúde não estaria disponibilizando exames de imagem, necessitando de deslocamento até a Santa Casa do munícipio. Secretaria alega que até a próxima segunda-feira, 16, a situação deve estar resolvida com a instalação de novo aparelho.
De acordo com a secretaria, não há falta desse tipo de equipamento na UPA, informando que o local conta com três aparelhos de Raio X, porém, ainda não foram devidamente instalados.
“A UPA possui três aparelhos desta natureza. O que ocorre é que estes aparelhos devem funcionar dentro das áreas preconizadas de barreiras físicas com blindagem, assegurando exigências legais e sanitárias, a fim de cumprir não apenas medidas de higiene e organização, além de garantir segurança radiológica e evita saída de radiação”, esclarece.
Segundo a secretaria, a direção da UPA optou pela retirada do aparelho antigo, que apresentava problemas no funcionamento.
“Será instalado um Raio X novo, adquirido no ano de 2023. Dessa forma, o aparelho antigo foi retirado, o que levou quase dois dias, tendo em vista a complexidade das peças que precisaram ser desmontadas”, afirma.
A secretaria informa ainda que posteriormente à retirada do equipamento foi necessária a realização de reparos na sala, com manutenção e pintura, providências finalizadas nesta quinta-feira, 12.
“Por conta dessa situação, a UPA conta também com um aparelho móvel, sendo utilizado para realização de exames considerados simples, que não possuem urgência”, aponta.
Sobre a necessidade de transportar pacientes para a realização de exames de Raio X na Santa Casa, a Secretaria de Saúde ressalta que esse procedimento foi realizado em casos considerados urgentes.
“Foi disponibilizada uma ambulância exclusiva para essas situações, a qual está sendo utilizada para transportar estes pacientes, sendo que somente esse transporte que leva o paciente à Santa Casa. O motorista aguarda a realização do exame e leva novamente esse paciente à UPA. Toda essa assistência é necessária para evitar transtornos”, esclarece.
Conforme destaca a secretaria, os pacientes que precisam desses exames não estão desassistidos: “Todas as providências estão sendo tomadas para que esse fato seja regularizado o mais breve possível, sendo que, está agendado para a próxima segunda-feira, 16, a instalação do aparelho novo”, ressaltando que essa instalação deve ser feita pelo fabricante do aparelho – exigência da empresa para evitar perda da garantia.
Reclamação
A reclamação que deu azo ao esclarecimento da Secretaria de Saúde do Município de Passos partiu de um paciente que ficou internado na UPA nesta semana e disse que a unidade de saúde não teria um aparelho de Raio X em funcionamento.
Segundo o reclamante, os pacientes que necessitavam do exame estariam sendo transferidos para realizar o procedimento na Santa Casa e retornariam até a UPA para aguardar o resultado e diagnóstico, o que teria causado transtorno e desconforto, além de supostamente encarecer o serviço de saúde prestado pelo município, por conta da despesa com o transporte.