Destaques Geral

Secretaria de Turismo de Vargem Bonita leva queijo, goiabada e paçoca à ExpoQueijo 

2 de julho de 2024

Municípios expos na feira produtos como goiabada cascão, paçoca de carne / Foto: Divulgação

CARLOS RENATO

 

VARGEM BONITA – O município de Vargem Bonita participou da ExpoQueijo 2024, que foi realizada entre os dias 27 de 30 de junho, em Araxá. Representada pelo secretário de Turismo, Ney Martins, a cidade teve a oportunidade de exibir produtos artesanais locais, como goiabada cascão e paçoca de carne, além de se apresentar aos milhares de turistas que estiveram presentes no evento.

“Levamos doce goiabada cascão produzido artesanalmente por um pequeno produtor em Vargem Bonita, que foi um sucesso nos doces do Vilarejo, onde foi exposto. Levamos a paçoca de carne feita no pilão artesanal. A paçoca foi tão bem aceita que não sobrou durante o evento. Levamos também alguns produtos de um empresário aqui de Vargem que está registrando uma marca da Canastra, onde tem bonés, camisetas, adesivos, chaveiros e afins”, disse.

Segundo o secretário, a relevância desses eventos é o fortalecimento da promoção e da divulgação do Queijo Minas Artesanal e dos demais atrativos turísticos e culinários do município.

“Tem pessoas no Brasil inteiro, produtores do Rio Grande do Sul, onde eu montei um roteiro para eles, onde vão sair de Araxá e vão percorrer por Vargem Bonita. A vantagem disso é explicar onde estamos, o que temos aqui e o que fazer aqui”, disse.

“Aproveitei e levei material promocional de quase todas as pousadas, restaurantes e guias turísticos do município. Então acaba sendo uma divulgação gratuita, onde mostramos que o nosso município está pronto para receber turistas de vários lugares”, ressaltou Ney.

Conforme ainda o secretário, a participação do município na feira ficou acima das expectativas e serviu ainda para a troca de experiências com outras cidades da região.

“Vargem Bonita participou em um stand, sendo um local separado e reservado aos produtores. Participaram também deste stand secretários de outros municípios, como Capitólio, Sacramento e São Roque de Minas”, informou Ney.

ExpoQueijo

Segundo informações dos organizadores da ExpoQueijo, a feira internacional é um evento que conecta produtores e consumidores, além de fomentar a troca de conhecimento entre técnicos, produtores, fornecedores de insumo e instituições do setor de laticínios, que prioriza a valorização da agricultura familiar e a adoção de práticas de produção da culinária rural.

Na edição deste ano, dois espaços foram destinados a exposição de produtos e serviços na feira: o pavilhão externo para até 66 expositores e a cave para até 32 expositores.

O evento é realizado pela Bonare Eventos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais Conta com parceria de associações de produtores de queijos e apoio de todas as instituições de fomento do agronegócio, com destaque para o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura; do Governo de Minas, por meio da Seapa, Emater-MG, Epamig, IMA; além do Entreposto de Laticínios São Pedro, CCPR, Senar, Faemg e Prefeitura de Araxá.