PIUMHI – A Secretaria de Saúde de Piumhi promove o “Programa Saúde na Escola” (PSE), que tem o objetivo de fortalecer as ações de promoção à saúde e à prevenção de doenças no ambiente escolar, envolvendo a escola, os profissionais de saúde e a comunidade.
Segundo a administração, no mês de junho, as nutricionistas das escolas e creches municipais, em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde, realizaram ações voltadas para o tema “alimentação saudável”. As atividades envolveram educandos e familiares de todas as instituições de ensino do município, incluindo as escolas estaduais.
De acordo com a prefeitura, durante as ações foram fornecidas orientações sobre os malefícios do abuso de sal e gordura em produtos industrializados, bem como a importância da ingestão de frutas e alimentos frescos.
Para a enfermeira e coordenadora do “Programa Saúde na Escola”, Aline Oliveira Silva, a transmissão de informações corretas aos alunos sobre o tema são primordiais como multiplicadores fundamentais.
Segundo ela, o projeto promove por meio de ações educativas, preventivas e de atendimento à saúde, com o objetivo na prevenção de doenças, orientação sobre hábitos saudáveis e garantia ao acesso a serviços de saúde de qualidade para os estudantes, com a integração entre a escola, os profissionais de saúde e a comunidade.
<b> CMDCA
<j> O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Piumhi publicou ofício informando a data de votação para eleição dos novos conselheiros tutelares que atuarão no município. As eleições acontecerão neste sábado, 29, na Escola Municipal Josino Alvim, das 8h às 12h.
Segundo a prefeitura, no momento da votação, é importante estar munido de um documento oficial com foto, para garantir a identificação e a lisura do processo.
Ao todo são 16 candidatos aptos a concorrer ao processo eletivo do Conselho Tutelar, para o mandato no período de 2024 a 2027. São eles: Ângela Vieira da Silva, Carolina Melo Costa, Célia Lúcia Santos Silva, Cristiane das Neves Silva, Gláucia Elorde Cândido, Gustavo Henrique Silva, Johara Nunes Sá, Larissa Rafaela Souza e Cunha, Liege Rezende Costa, Marcely Marques Honório Santos, Maria Aparecida Domingos de Souza, Maria Aparecida Silva Oliveira, Michelle Kenia de Melo Rosa Pereira, Neusa Aparecida Santos Silva, Pollyane Linéia Santos e Sandra Rodrigues Santos.
A prefeitura enfatiza que o CMDCA reforça a importância desse processo eleitoral para a comunidade, pois o Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no município, sendo uma oportunidade de participar ativamente da escolha dos representantes que terão a importante missão de defender e promover os direitos das crianças e adolescentes em nossa comunidade.