PASSOS – A Secretaria de Saúde de Passos recebeu nesta quarta-feira, 13, da Superintendência Regional de Saúde (SRS-Passos), 26 certificados de reconhecimento pela participação e gestão pública no Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega foi feita ao Secretário de Saúde, Thiago Salum, pela superintendente Kátia Rita Gonçalves e pela chefe de Epidemiologia da SRS, Márcia Silva.
Segundo Salum, os certificados são garantia do desenvolvimento e de melhorias de ações e serviços de saúde pública no território da SRS-Passos. “Estes certificados de reconhecimentos e honrarias que o município de Passos recebe nesse final de ano, mostram o trabalho realizando juntamente com o Estado de Minas Gerais e ao Ministério da Saúde na luta por uma saúde melhor para toda nossa comunidade”.
“Como secretário, agradeço primeiramente a Deus, à minha família, ao prefeito Diego Oliveira pela oportunidade de mostrar o meu trabalho, e agradeço à Kátia e à Márcia Silva. E todos os quase mil funcionários da Saúde de Passos, entre o grupo gestor do município e todos os funcionários das diversas diretorias e departamentos, por esse reconhecimento”, disse Salum.
Segundo ele, os certificados são por excelência do trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Saúde Mental, com destaque para a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I) e também pela participação no Programa Previne Brasil.
“Com destaque que Passos é considerada a segunda melhor atenção primária do estado. Ainda tem certificado de Gestão de Faturamento Hospitalar no SUS, com eficiência, planejamento estratégico e impacto diretamente nas ofertas de serviços da população”, pontuou Salum.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, os outros certificados são pelos trabalhos desenvolvidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Atenção Primária; do matriciamento das outras equipes de saúde bucal e ainda desenvolvimento de habilidade e aquisição de competências, contribuindo pela manutenção e a qualidade do serviço prestado e a qualificação e atualização dos profissionais; na gestão de faturamento ambulatorial no sistema único de saúde, pautado nos princípios da transparência, eficiência, planejamento estratégico; nas ações de educação, comunicação e mobilização social e saúde com o objetivo do comprometimento da população com eliminação e redução dos riscos à saúde; no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), para o fortalecimento das informações que apoiem a tomada de decisão, planejamento e programação e conhecimento dos gestores, pesquisadores, trabalhadores com a força de trabalho e capacidade instalada nos estabelecimentos de saúde e territórios.
Ainda segundo a secretaria, os certificados também se referem sobre a política de atenção hospitalar “Valora Minas”, pela efetivação da investigação de óbitos fetal e infantil, para identificar e investigar, analisar e monitorar óbitos a fim de prevenir por meio de assistência às ações de vigilância; pela aplicação da vacina bivalente contra a covid-19, por expandir a resposta autoimune da cepa original do coronavírus e as variantes; pela execução e transferência de lotes no Sistema de Informações de Agravo de Notificação (Sinan); pelo reconhecimento de cumprimento de meta de 95% de cobertura vacinal na campanha de vacinação contra poliomielite.
Conforme a secretaria, os certificados recebidos também reconhecem as ações de educação permanente na saúde desenvolvidas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi); pelo cumprimento de meta de 95% de cobertura vacinal de campanha de vacinação contra a Influenza; pelo reconhecimento do plano de enfrentamento à sífilis, tratando adequadamente acima de 80% das gestantes diagnosticadas com a doença; pelo atendimento aos profissionais vítima do acidente com material biológico; pelo serviço de atendimento e atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids, prevenção, cuidado, vigilância, diagnóstico, acompanhamento, aconselhamento e medicamento, dentre outros serviços na área da saúde.