Débora Meira
S. J. BARRA – A Secretaria de Saúde de São José da Barra realizou, neste mês, palestras nas salas de espera de cinco Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Segundo a secretaria, foram ministradas cerca de 200 palestras desde o início da implantação do projeto.
Segundo a prefeitura, foram realizadas as palestras PSF Bom Jesus dos Campos, Posto Cachoeira da laje, ESF Doutor José Reis, ESF – Furnas e ESF Nossa Senhora de Fátima.
De acordo com a coordenadora dos ESF’s do município, Ana Flávia Silva Freire, as palestras atingem um público de cerca de 30 pessoas. “O projeto está em andamento há mais ou menos um ano e as palestras são realizadas por uma equipe multiprofissional, com o objetivo de levar informações relacionadas à saúde, conforme informações do calendário anual do Ministério da Saúde”, disse, ressaltando que as palestras são ministradas durante o tempo de espera, enquanto os pacientes aguardam pelo atendimento.
“É um trabalho contínuo de esclarecimento à população sobre melhor qualidade de vida, com palestras semanais, geralmente no período da manhã”, comentou.
Segundo a coordenadora, a sala de espera das unidades de saúde são locais apropriados para essas palestras, pois há um encontro de pessoas com diferentes problemas com a saúde.
“Durante o tempo de espera para ser atendido pelo médico, o paciente tem a oportunidade de receber temas relacionados a saúde e bem-estar, de forma clara e objetiva. Os encontros têm duração média de 15 a 20 minutos, no máximo. A realização dessas ações educativas tem como proposta levar para a população a oportunidade de conhecer mais sobre a prevenção e o tratamento de doenças, de forma leve e interativa”, enfatizou Ana Flávia.
De acordo com a nutricionista Simara Pessoa, em março, por ser o mês das mulheres, vários assuntos foram direcionados para esse público-alvo. “São vários temas, de acordo com o público e o calendário. Por exemplo, por causa do ‘Dia da Mulher‘, palestramos em todos as unidades de saúde do município sobre o tema nutrição aplicada na estética para as mulheres. Já na sala de espera da pediatria, o tema tratado foi sobre obesidade infantil”, disse.
“A dinâmica é gratificante porque os pacientes recebem informações que podem ser úteis, até mesmo na consulta. É importante levar informação sobre prevenção de doenças ou evitar seu agravamento”, disse a profissional.