Ícone do site Folhadamanha

Secretaria de Saúde da Barra realiza palestras nos ESF’s

O projeto aconteceu neste mês em cinco unidades de saúde da cidade./ Foto: Divulgação.

Débora Meira

S. J. BARRAA Secretaria de Saúde de São José da Barra realizou, neste mês, palestras nas salas de espera de cinco Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Segundo a secretaria, foram ministradas cerca de 200 palestras desde o início da implantação do projeto.

Segundo a prefeitura, foram realizadas as palestras PSF Bom Jesus dos Campos, Posto Cachoeira da laje, ESF Doutor José Reis, ESF – Furnas e ESF Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a coordenadora dos ESF’s do município, Ana Flávia Silva Freire, as palestras atingem um público de cerca de 30 pessoas. “O projeto está em andamento há mais ou menos um ano e as palestras são realizadas por uma equipe multiprofissional, com o objetivo de levar informações relacionadas à saúde, conforme informações do calendário anual do Ministério da Saúde”, disse, ressaltando que as palestras são ministradas durante o tempo de espera, enquanto os pacientes aguardam pelo atendimento.

É um trabalho contínuo de esclarecimento à população sobre melhor qualidade de vida, com palestras semanais, geralmente no período da manhã”, comentou.

Segundo a coordenadora, a sala de espera das unidades de saúde são locais apropriados para essas palestras, pois há um encontro de pessoas com diferentes problemas com a saúde.

“Durante o tempo de espera para ser atendido pelo médico, o paciente tem a oportunidade de receber temas relacionados a saúde e bem-estar, de forma clara e objetiva. Os encontros têm duração média de 15 a 20 minutos, no máximo. A realização dessas ações educativas tem como proposta levar para a população a oportunidade de conhecer mais sobre a prevenção e o tratamento de doenças, de forma leve e interativa”, enfatizou Ana Flávia.

De acordo com a nutricionista Simara Pessoa, em março, por ser o mês das mulheres, vários assuntos foram direcionados para esse público-alvo. “São vários temas, de acordo com o público e o calendário. Por exemplo, por causa do Dia da Mulher, palestramos em todos as unidades de saúde do município sobre o tema nutrição aplicada na estética para as mulheres. Já na sala de espera da pediatria, o tema tratado foi sobre obesidade infantil”, disse.

A dinâmica é gratificante porque os pacientes recebem informações que podem ser úteis, até mesmo na consulta. É importante levar informação sobre prevenção de doenças ou evitar seu agravamento, disse a profissional.

 

Sair da versão mobile