PIUMHI – A equipe da Secretaria de Assistência Social de Piumhi participou na última quarta-feira, 4, da Conferência Regional de Juventude, que foi realizada no município de Capitólio. O tema central do evento foi “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, que envolveu representantes dos municípios de Piumhi, Capitólio, Passos e Alpinópolis.
Segundo a Prefeitura de Piumhi, estiveram presentes no encontro a secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa; o diretor do departamento, Maikon José da Costa; as secretárias executivas de Conselhos, Aida Lemos e Ana Flávia Martins e o representante das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e secretário-geral das Obras Sociais da Paróquia de Piumhi, Igor Leandro Cândido.
De acordo com a administração, o evento contou com a participação de mais de 35 pessoas, incluindo os prefeitos de Capitólio e Alpinópolis, e teve como objetivo principal a discussão de propostas de diversas áreas da esfera pública, bem como eleger os delegados que representarão os interesses da juventude na conferência estadual.
Durante o encontro, foram abordados diversos temas de extrema relevância, com os seguintes eixos: direito à educação; profissionalização ao trabalho e renda; direito à cultura; comunicação e liberdade de expressão; direito ao desporto e lazer; direito ao território e mobilidade; sustentabilidade e Meio Ambiente; direito à diversidade, igualdade, saúde, cidadania, entre outros.
Conforme a prefeitura, a comissão organizadora focou especialmente em temas relacionados à juventude, buscando ouvir ideias e propostas dos jovens presentes e, a partir dessas discussões e contribuições, será possível aprimorar as políticas e programas destinados à juventude, incluindo adaptação de serviços, criação de novos programas e alocação de recursos de forma mais eficiente para atender às demandas específicas dessa faixa etária.
Para a secretária de Assistência Social de Piumhi, a Conferência Regional da Juventude desempenhou um papel fundamental ao promover a participação ativa dos jovens na construção de políticas públicas.
Segundo ela, o evento ainda fortaleceu parcerias e direcionou esforços para atender melhor às necessidades dessa população, resultando em uma assistência social mais inclusiva, eficaz e orientada para o futuro, com o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos jovens da comunidade.
“Nossa participação nesse evento proporcionou uma série de benefícios e oportunidades que impactaram positivamente nossa área de atuação e o bem-estar dos jovens de nossa cidade”, afirmou Kátia Faria.