Destaques Geral

Secretaria de Passos faz mutirão para regularizar Cadastro Único

16 de janeiro de 2025

Mutirão na sede da Sedest tem o atender mais de 10 mil pessoas que precisam regularizar suas informações, que começa na próxima semana. / Foto: Reprodução

PASSOS – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) promove a partir da próxima quinta-feira, 23, um mutirão para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa acontece, das 17h às 21h, na sede da secretaria, localizada na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 2517, sem necessidade de agendamento.

Segundo a Sedest, a iniciativa tem como objetivo atender mais de 10 mil pessoas que precisam regularizar as informações.

A secretaria lembra que o Cadastro Único é uma ferramenta essencial para o registro de dados como endereço, renda e composição familiar, sendo o principal critério para inclusão em programas sociais federais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pé-de-Meia, entre outros.

“O mutirão é destinado a famílias de baixa renda com cadastro desatualizado há mais de 24 meses. O atendimento em período noturno foi planejado para facilitar o acesso das pessoas que trabalham durante o dia”, aponta a Sedest.

“Manter o cadastro atualizado é fundamental para garantir o acesso a benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social, Carteira do Idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros programas sociais. Cadastros sem atualização por mais de dois anos estão sujeitos a suspensão ou cancelamento, sendo imprescindível regularizar a situação para evitar a interrupção dos benefícios”, alerta.

De acordo com levantamento da Sedest, em 2024 foram realizadas 10.924 atualizações e 6.823 encaminhamentos para regularização no Cadastro Único.

Para realizar a atualização, é necessário apresentar os documentos, de todos os membros da família, como CPF; RG; Carteira de Trabalho (obrigatória para maiores de 16 anos); holerite atual (se houver emprego registrado); Demonstrativo de Crédito Bancário (DCB) ou CNIS (em caso de aposentadoria ou benefício do INSS); Título de Eleitor; Certidão de Nascimento ou Casamento; Comprovante de residência atual; Termo de guarda (para crianças que não moram com os pais).

A lista com os beneficiários que precisam atualizar o cadastro pode ser consultada no site oficial da Prefeitura de Passos: passos.mg.gov.br.