PASSOS – A Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Passos comprou um britador móvel para moer pedra, fazer cascalho e será utilizado na manutenção de estradas rurais. Segundo a administração, o equipamento custou R$740 mil e a verba utilizada veio de emenda parlamentar de recursos próprios.
De acordo com o secretário da pasta, Sebastião Domingos, o Neném da Manoela, o britador vai possibilitar o uso integral do material. “Normalmente, quando se usa cascalho bruto usa-se apenas 50% parte cascalho e o restante de pedras e, com este, usaremos a totalidade do material retirado das pedreiras. Ele pode ser utilizado para qualquer tipo de pedra. Vamos, inclusive, fazer um teste com ele em entulho de construção e, se der tudo certo, poderemos reutilizar estes restos de construção e fazer cascalho”, disse.
Segundo ele, Passos tem mais de 3 mil quilômetros de estradas rurais e o equipamento vai permitir que a prefeitura possa produzir o próprio cascalho. “Tem sido muito difícil conseguir este tipo de matéria prima. E, sem este produto, não conseguimos melhorar as estradas, principalmente nos atoleiros ”, afirmou.