Vinícius Borges
PIUMHI – Na última terça-feira, 12, foi realizada a segunda edição do projeto “A União Faz a Vida” nas escolas Dr. Avelino e Lourdes Ferraz, de Piumhi, em uma iniciativa promovida pela Secretaria de Educação do município em parceria com a Fundação Sicredi.
Segundo a secretária municipal de Educação de Piumhi, Vanilda Soares Faria, o programa é uma iniciativa desenvolvida pela Fundação Sicredi em parceria com o banco Sicredi e funcionários, a secretaria e as duas escolas.
Foram mobilizados 22 profissionais, entre professores, supervisores e diretores, contando com o suporte da assessoria de colaboradores do Sicredi e da Secretaria de Educação de Piumhi.
“Com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, foi trabalhado o programa e foram executados vários projetos, mobilizando 132 estudantes da pré-escola e 96 estudantes de 5º ano do ensino fundamental”, afirma.
Na escola Lourdes Ferraz os alunos apresentaram projetos que exploraram temas diversos e proporcionaram vivências práticas. Do 2° período, as professoras trabalharam o tema “O mundo encantado de aprender através do brincar”, que incluiu atividades como uma visita ao Parquinho Municipal e momentos de recreação.
Já as professoras do 5° ano Ana e Rosilene desenvolveram o projeto “Comidas Típicas da Cultura Mineira”, que contou com uma visita e almoço no restaurante D. Chica, além de uma visita ao sítio Santa Luzia, de propriedade de Renildo.
Durante a tarde, ocorreu a apresentação do projeto “Leite em Foco: Saúde, Sabor e Educação”, que envolveu visitas às fazendas de Ivamar Goulart e Vevinha, e à propriedade de Ovídio Vilela e filhos. Em seguida, o 2° período, com as professoras Simone e Marla, desenvolveu o projeto “Conhecendo e aprendendo com os animais”, que incluiu uma palestra com a veterinária Mariana e uma visita ao Chalé Queijos.
“Essa edição do projeto “A União Faz a Vida” reforça a importância do aprendizado vivencial e do trabalho em equipe, com resultados significativos para a educação e o desenvolvimento cultural dos alunos de Piumhi”, informa a prefeitura.
“Estando em sua 2ª edição no ano de 2024, na rede municipal de ensino, sob a coordenação do assessor pedagógico dos programas educacionais do Sicredi – Sul Minas, Carlos Alexandre, e coordenadora local do programa União Faz a Vida, Lucimar da Silva Terra, o programa tende a englobar, para o ano de 2025, mais escolas da rede com vistas a atingir um público cada vez maior de crianças”, afirma a secretária de Educação.
“Nas escolas Dr. Avelino e Lourdes Ferraz, os projetos do programa ‘A União Faz a Vida’ têm incentivado nossos pequenos a desenvolverem curiosidade, criatividade e paixão pelo aprendizado. Com temas que fazem parte da vida e da cultura mineira, como animais da fazenda e pets, produção de queijo, comida mineira, produção de leite, brincadeiras e até os búfalos elas conheceram mais”, disse Vanilda.
Para ela, essas iniciativas fazem com que as crianças sejam protagonistas do próprio aprendizado. “Ao vivenciar esses temas, as crianças também desenvolvem habilidades para a vida, como responsabilidade, empatia e comprometimento”, afirma a secretária.