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Secretaria de Educação faz cadastro do Passe Escolar 2025 em Paraíso

22 de janeiro de 2025

Passe escolar é válido para utilização dos alunos se deslocarem de casa para a escola no serviço de transporte coletivo público / Foto: Reprodução

Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – A Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso está realizando a revalidação cadastral e a inscrição de novos cadastramentos para o Passe Escolar 2025. Conforme explica o secretário Lucas Cândido de Oliveira, o serviço foi retomado há uma semana e acontecerá por tempo indeterminado.

“Alertamos, no entanto, que somente quem estiver com o cadastro em dia poderá usufruir do atendimento que é realizado e pode ser feito das 8H às 16h, sem intervalo, de segunda a sexta-feira”, afirma.

Conforme Lucas Cândido, a prefeitura iniciou o chamamento para os pais e responsáveis pelos alunos para que compareçam à sede da Secretaria da Educação, no prédio do Anexo, na Lagoinha.

Ele salienta que tem direito ao benefício toda a população acima de seis anos, referindo-se aos alunos matriculados no ensino público, que tem direito ao passe integral. O programa atende ainda estudantes da rede particular que residam a mais de um quilômetro, que terá direito a meia tarifa.

Ainda de acordo com Lucas, se o aluno residir a menos de mil metros da escola não terá direito ao passe. Caso a escola mais próxima da residência do aluno não tenha disponibilidade de vaga, será preciso uma declaração oficial do estabelecimento sobre a não existência de vaga para que o passe seja concedido para o uso do transporte destinado a uma escola mais longe.

“A concessão ocorrerá durante todo o ano, pois, não é sabido quando haverá a necessidade, que pode ser por uma mudança de endereço, transferência de cidade ou outra situação”, esclarece.

Para realizar o cadastro é preciso que os pais ou responsáveis apresentem documentos pessoais e do aluno (com foto), comprovante de residência atualizado, podendo ser IPTU, conta de água ou luz, em nome de um dos pais ou responsável.

Também é exigida a declaração de matrícula emitida pela unidade escolar. Serão estas pessoas, ou o próprio aluno, sendo maior de idade, quem retirará os passes, com as devidas documentações. O Passe Livre será concedido a estudantes com idade a partir de 6 anos, matriculados em escolas públicas do ensino fundamental, médio, cursos presenciais de Educação de Jovens e Adultos (EJA), técnicos ou profissionalizantes.

O secretário enfatiza a importância de se fazer a revalidação da matrícula ou nova inscrição o quanto antes para evitar tumultos e transtornos de última hora. “O ano letivo está prestes a se iniciar agora em fevereiro, alertamos para que seja providenciada toda a documentação o quanto antes possível. Nós estamos de portas abertas aqui na secretaria, sem mesmo fechar para o horário de almoço para atender a todos”, ressalta. A repartição funciona no prédio do Anexo, com atendimento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, na Praça dos Imigrantes, 20, bairro Lagoinha.