Destaques Geral

Secretaria de Educação do Carmo promove 3º Digitando com o Word

20 de dezembro de 2024

O campeonato busca estimular a integração dos alunos com a tecnologia, dessa forma, melhorando a comunicação, criatividade e pensamento crítico. / Foto: Reprodução

Vinícius Borges 

C. R. CLARO – A Secretaria de Educação de Carmo do Rio Claro realizou, na última quarta-feira, 18, a final do 3º Campeonato Digitando com o Word, na Escola Santo Antônio.

Segundo a prefeitura, essa edição marcou um momento de integração tecnológica nas escolas municipais, pois a final foi realizada com lousas digitais, inovação que será implantada nas salas de aula da rede municipal a partir do próximo ano. 

De acordo com a secretária de Educação, Lenise Souza, durante o segundo semestre os alunos se preparam para os desafios, que tiveram fases eliminatórias nas escolas e a final na quadra da Escola Municipal Santo Antônio. 

Nessa competição, que também foi realizada em 2022 e 2023, os alunos cumpriram desafios de formatação, digitação e quiz de perguntas, com critérios de avaliação como tempo, execução correta e respostas certas nos notebooks e nas lousas digitais. Participaram alunos dos nonos anos das escolas municipais Lídio José Marques, Santa Luzia, São José e Taquaral. 

A estudante Júlia Vieira Araújo, da Escola Santa Luzia, ficou em primeiro lugar, com 190 pontos. Luiz Miguel Ribeiro Marques, da Escola Lídio José Marques, ficou em segundo lugar, com 170 pontos, e Adrielly Carla Ribeiro Cristina Alves Teixeira, da Escola São José, em terceiro lugar, com 160 pontos. A estudante Isabela, da Escola Taquaral, ficou em quarto lugar, com 140 pontos. 

“Os principais objetivos deste campeonato eram o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro, alfabetização digital, preparo para o mercado de trabalho, estímulo à comunicação, criatividade e pensamento crítico, aprimoramento do processo ensino aprendizagem, promoção do domínio das ferramentas digitais e adaptação às novas tecnologias”, afirma Lenise. 

Segundo a secretária disse, o evento foi idealizado pelo prefeito Filipe Carielo com intenção de transformar a educação e oferecer novas oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e se preparem para o futuro. 

A campeã Júlia Vieira Araújo foi premiada com um notebook, e um segundo notebook foi sorteado entre os outros finalistas, ficando a Isabela. 

“A premiação consistia em um notebook para o aluno vencedor dos desafios e sorteio de um notebook para todos os alunos participantes que devolveram o equipamento em boas condições e estiveram presentes na grande final. O investimento nos notebooks foi superior a R$ 600 mil no ano que iniciamos o projeto e estamos investindo mais de 1 milhão de reais nas lousas digitais para a continuidade do projeto em 2025”, afirma a secretária. 

“A importância dessa realização é promover a integração dos alunos com a tecnologia. Cada aluno recebe o empréstimo de um notebook durante o ano para realizar as atividades das aulas de informática, escolares e de entretenimento, podendo utilizar o equipamento na escola, durante as aulas, e em casa. Em 2025, o projeto contará também com interação nas lousas digitais que estão sendo adquiridas para 100% das salas de aula da Rede Municipal de Ensino e já fizeram parte da grande final que aconteceu hoje”, disse Lenise.