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Secretaria de Educação desenvolve novo Diário Escolar Digital em MG

6 de julho de 2023

A nova interface do DED está em fase de testes com professores da rede estadual de ensino. Plataforma estará disponível para uso em 2024./ Foto: Divulgação.

BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) desenvolve um novo sistema de Diário Escolar Digital (DED) mais funcional, prático e eficiente. A partir do próximo ano, toda a rede estadual do estado deve passar a contar com a plataforma, que tem o auxílio dos professores para desenvolver as melhorias.

Segundo a SEE-MG, a nova interface está sendo melhorada para atender, principalmente, as funcionalidades da rotina dos professores, com o objetivo de otimizar o tempo e diminuir o número de cliques necessários para efetuar as tarefas como, por exemplo, o preenchimento dos diários e notas de avaliações, além de tornar a interface mais intuitiva aos usuários.

De acordo com o professor Danilo Martins Teixeira, que faz parte da equipe de testes, um grupo de profissionais tem realizado os experimentos junto à Assessoria de Inovação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

O diálogo com os professores é fundamental para entender o que precisamos. Escutar o usuário para saber se ele é funcional é essencial. O sistema que utilizamos atualmente é burocrático e perdemos muito tempo no preenchimento dos dados. Com o novo DED, poderemos nos dedicar mais às aulas e precisamos disso, otimizar a parte do preenchimento dos dados”, afirmou.

DED

O Diário Escolar Digital (DED) é um ambiente no qual são registrados os conteúdos ministrados pelos professores, a frequência dos estudantes, as atividades avaliativas e as oportunidades de aprendizagem em conformidade com o Regimento Escolar e normas vigentes da SEE/MG. O sistema é utilizado por professores e especialistas da Educação desde 2017 e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE).

As mudanças preveem melhorias nas três principais funcionalidades: chamadas, planejamento de aulas e nas avaliações (cadastrar e lançar as notas). Uma das principais demandas dos servidores é a morosidade para concluir uma ação. Atualmente, para achar uma turma e conseguir lançar a chamada no sistema, o professor precisa de nove cliques. Com a mudança, serão necessários apenas dois cliques para a tarefa.

O novo DED vai trazer a listagem das turmas do ano corrente do professor na escola e ele irá conseguir selecionar a sua turma vigente com apenas um clique. Essa é uma das principais funcionalidades que estão sendo testadas no momento.

A plataforma também é a ferramenta que possibilita o acompanhamento da frequência e nota dos estudantes e que orienta as ações pedagógicas e de continuidade de estudos, já que é por meio dele que são identificadas situações de infrequência, abandono e evasão escolar e perdas de aprendizagem.