Ícone do site Folhadamanha

Sebrae realiza mutirão do MEI na região e atende 180 pessoas

O evento faz parte da “Semana do MEI” e atendeu microempreendedor da região./ Foto: Divulgação.

Débora Meira

PASSOS – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou na última semana, o mutirão do Microempreendedor Informal (MEI) e atendeu cerca de 180 pessoas na região. Segundo o órgão, o evento aconteceu em São João Batista do Glória, São José da Barra, Passos, Itaú de Minas, Pratápolis, Fortaleza de Minas, Claraval, Capitólio e Alpinópolis, com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos moradores sobre formalização, baixa, alteração cadastral, envio da Declaração Anual de Faturamento (DASN) e emissão do boleto do MEI (DAS).

Segundo a assistente do Sebrae da Micro Regional em Passos, Letícia Pedrosa, o mutirão foi importante para conscientizar e informar a população sobre os benefícios do programa oferecido aos MEI’s. “A partir do momento em que a pessoa se formaliza, ela tem direitos e deveres garantidos, caso ela precise de um afastamento pelo INSS ou de um financiamento para sua empresa por exemplo. Assim, é também importante sair da informalidade”, disse.

“As pessoas que tem uma empresa e não fazem o registro de MEI estão vivendo na irregularidade. Se a fiscalização chegar ao local ou entrar em contato, por causa de alguma denúncia, o comerciante pode pagar uma multa e perder o estabelecimento. Agora, se ela estiver registrada, com alvará sanitário e laudo do bombeiro em dia, esses problemas serão evitados e não vão acontecer”, comentou Letícia.

De acordo com a assistente, o grande problema enfrentado pelo Sebrae é não conseguir estar em todas as cidades do Brasil. Segundo ela, para minimizar essa distância foram criadas as ‘Salas do Microempreendedor’, espaço que auxilia os empresários locais e os cidadãos que estão com alguma dúvida em relação aos boletos do MEI, ou relacionados a gestão e planos de negócio e para quem quiser se tornar um empreendedor.

“Quando o atendimento é mais específico, essa demanda é direciona para a sede em Passos. No mês de maio, por ser considerado o mês do MEI, foram registradas no Sebrae em Passos, em média, dez pessoas por dia. Principalmente porque a data final da Declaração anual do MEI foi no dia 31, então tivemos muita procura e foi necessário a realização da semana dos mutirões”, disse a assistente.

Conforme informações da analista do Sebrae Micro Regional em Passos, Karina Rocha, o mutirão atendeu em todas as cidades que visitou cerca de 180 pessoas. “A semana do MEI foi dedicada para levar conteúdos voltados para esse perfil, geralmente nós fazemos esses eventos para nos aproximarmos mais das pessoas, em locais mais acessíveis”, disse.

“Nós decidimos fazer o mutirão na semana passada por estar próximo do prazo final da declaração anual do MEI. O Sebrae Minas organizou essa e várias outras ações e priorizamos os mutirões para aproximar e ter a possibilidade de atender essas pessoas que, geralmente não conseguem ir na agência em Passos, inclusive, fizemos algumas ações no final de semana, para oferecer essa oportunidade também fora do horário comercial”, disse Karina.

Sair da versão mobile