BELO HORIZONTE – Com a volta da maior festa popular do mundo, o Carnaval, em seu formato tradicional, deve fomentar a economia brasileira e será uma boa oportunidade para quem pretende ganhar uma renda extra ou aumentar as vendas do negócio. Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae-MG) oferece dicas voltadas aos donos de bares, restaurantes, fábricas de roupas, adereços e acessórios, hotéis e pousadas, eventos, transporte por aplicativos e até mesmo os pet shops, para ficarem atentos às dicas importantes para atrair mais clientes e aproveitar a festividade para lucrar ainda mais.
Segundo o analista do Sebrae-Minas, Junio Enes, a primeira delas é fazer um bom planejamento do estoque, estar atento à formação dos preços, oferecer produtos de qualidade, e principalmente, estabelecer estratégias para ser notado no meio da concorrência.
Segundo ele, outro aspecto relevante é estar ciente sobre a necessidade de licença municipal em atividades que utilizam espaços públicos para comercialização de mercadorias. Neste caso, o ideal é buscar mais informações o quanto antes, já que existem prazos determinados para liberação da autorização pelos órgãos competentes.
“Faça um planejamento adequado da ideia, detalhando as etapas, custos e tarefas a serem executadas. Pesquise sobre o negócio a fundo e converse com outros empreendedores sobre eventuais dificuldades. Dê promoções sempre para atrair o consumidor. Ofereça descontos especiais dependendo do estoque da mercadoria. Saiba o que os concorrentes estão oferecendo e o preço praticado”, disse o analista.
“Tenha sempre uma boa relação com os fornecedores, já que eles podem oferecer melhores preços no ato da compra. Planeje eventuais problemas ou cenários negativos, para estar mais preparado para lidar com eles. Seja criativo, ofereça produtos ou serviços com diferenciais que chamam a atenção do cliente. Priorize o atendimento e atenção ao cliente e faça uma avaliação dos resultados do negócio no período de folia, indicando pontos positivos e negativos”, completou.
De acordo com o órgão, ao final da festividade, é importante que o empreendedor mensure seus resultados, avalie o caixa e seu lucro. Essa análise permite saber se há possibilidade de investimentos futuros.