Ícone do site Folhadamanha

Sebrae-MG oferece consultoria às micro e pequenas empresas

BELO HORIZONTE – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas) concede a mais de três mil donos de pequenos negócios, uma consultoria sobre melhor gestão financeira e acesso ao crédito do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Segundo o órgão, a ação faz parte das iniciativas do Sebrae Minas para orientar os empreendedores a fazerem uma gestão consciente de seus recursos e manterem a saúde financeira dos seus negócios.

De acordo com o Sebrae, um agente de Crédito e Finanças visita o estabelecimento e faz um diagnóstico para avaliar a situação financeira do negócio, levantando os dados dos últimos 12 meses. Com base nessas informações é feito um planejamento financeiro, estabelecendo metas de faturamento, redução de custos e definição de indicadores que serão úteis para a tomada de decisão do empreendedor. Ao final do encontro será entregue uma devolutiva e um plano de ação com sugestões de melhorias e de ferramentas gerenciais a serem implementadas para uma melhor gestão.

Segundo o analista da entidade, Igor Martins, o atendimento personalizado – presencial ou on-line – é gratuito e feito por um consultor especialista em gestão financeira. As empresas que tiveram crédito concedido pelo fundo de aval serão selecionadas aleatoriamente pelo Sebrae Minas. Outros pequenos negócios que não receberam o Fampe, mas que estão enfrentando problemas na gestão financeira e queiram receber a visita de um agente de Crédito e Finanças também poderão solicitar o atendimento pelo 0800 570 0800 ou em uma das agências do Sebrae Minas.

“O objetivo é melhorar a gestão financeira dos pequenos negócios que conseguiram empréstimos nos bancos conveniados em Minas Gerais – BDMG, Caixa e Sicoob – com a garantia do Fampe, para que mantenham adimplentes com os seus compromissos financeiros, além de ajudar aqueles que estão com dificuldades de manter suas contas em dia, ou que já estão inadimplentes e desejam reverterem essa situação”, afirma o analista.

O programa “Agentes de Crédito e Finanças” foi realizado pela primeira vez em Minas Gerais, em 2022. Na ocasião, foram atendidos mais de 2 mil estabelecimentos, a maioria deles eram micro e pequenas empresas (88%) dos setores de comércio (48%), serviços (36%) e indústrias (15%).

Sair da versão mobile