BELO HORIZONTE – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriu as inscrições para o ‘Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023’. Segundo o órgão, a iniciativa visa reconhecer o trabalho de mulheres empreendedoras, além de inspirar outras mulheres a investirem em seus sonhos e acreditarem em seu potencial empreendedor. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 31 de julho.
Segundo o Sebrae-MG, a premiação é voltada para mulheres maiores de 18 anos, de todo o país. As participantes podem concorrer em três categorias: Microempreendedora individual (MEI), Pequeno Negócio (Proprietárias de micro e pequenas empresas que tenham faturamento anual de R$ 82 mil a R$ 4,8 milhões) e Produtora Rural (Mulheres que explorem atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras).
De acordo com a analista do Sebrae Minas, Jaqueline Lima, o prêmio é uma iniciativa que valoriza o trabalho e a força das mulheres empreendedoras. “Em 2022, foram 2.926 inscritas em todo o Brasil. E Minas Gerais ficou em 3° lugar, com 192 empreendedoras inscritas. Esse é um prêmio muito importante, que reconhece o esforço das mulheres, que na maioria das vezes, se dividem entre a gestão do negócio e os cuidados com a casa e os filhos, dentre outros afazeres domésticos. Sabemos que, para as mulheres, os desafios para manter o negócio são muito maiores”, destacou.
Segundo o Sebrae-MG, o Prêmio será dividido em três etapas: fase estadual, com o resultado saindo em setembro, regional em outubro e nacional em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A cerimônia da grande final será realizada, presencialmente, em Brasília.
Em relação a primeira fase (estadual), o Sebrae escolhe até três empreendedoras de cada categoria em cada estado. Depois, em cada região do país serão eleitas três empreendedoras de cada categoria, e por fim, em Brasília serão eleitas as ganhadoras do prêmio nacionalmente, também nas três categorias.
Conforme ainda o Sebrae, na etapa nacional, as empreendedoras serão premiadas com troféu Ouro, Prata e Bronze, além de prêmios tais como: smartphone de última geração, tablet e viagem em missão de capacitação. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil. Desde 2004, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas. Em todo o Brasil, mais de 200 empreendedoras já foram premiadas.
Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição, o interessado deve entrar no site: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios.