Destaques Saúde

Zoonoses recebe dez chamadas diárias de ocorrência de escorpiões

13 de agosto de 2020

Todos os acidentes com animais peçonhentos chegam até a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Epidemiologia. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Núcleo de Controle de Zoonoses de Passos recebe diariamente cerca de dez ligações de pessoas relatando terem encontrado escorpiões em suas residências. A média semanal de acidentes envolvendo o animal varia de sete a dez.

De acordo com o biólogo Bruno Teixeira Guimarães, da Vigilância Ambiental, a prevenção é a chave para evitar se expor aos perigos do animal, que libera veneno em sua picada.

A prevenção é essencial e, caso haja ocorrência, o manejo ambiental é a melhor escolha. Não se deve usar inseticidas, pois estes não têm uma eficiência comprovada, podendo fazer o escorpião se esconder em local de difícil acesso”, disse.

O jeito mais eficaz de afastar a possibilidade de acidentes com escorpiões é evitar que se proliferem nas residências e áreas urbanas. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, as principais medidas para impedir que a população desses animais cresça são: organizar o quintal e mantê-lo limpo, remover entulhos e sobras de construção, e fechar frestas, colocando telas nos ralos e nas janelas.

Guimarães reforça as orientações dadas pelo órgão e acrescenta a necessidade de tomar cuidado com calçados que possam ficar expostos durante a noite e evitar que portas e gavetas fiquem abertas.

É importante tomar esses cuidados, mas a melhor forma de combate, caso o animal apareça, é realmente o manejo ambiental, de preferência feito por profissionais”, salientou. Ao se deparar com um escorpião, pode ser feito contato pelo telefone (35) 3522-8149.