Destaques Saúde

Vereadores e deputado se reúnem por piso salarial da enfermagem

26 de setembro de 2020

Vereadores de Paraíso se encontraram com o deputado estadual na manhã de ontem, 25, em Passos. / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – Dois representantes da Câmara de São Sebastião do Paraíso se reuniram com o deputado Cássio Soares na manhã de sexta-feira, 25. O assunto do encontro foi a criação de lei estadual para o piso salarial dos funcionários da área da enfermagem. O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, e o vereador Vinício Scarano estiveram no escritório regional de Cássio Soares, em Passos, e pediram apoio ao parlamentar para levar a demanda da categoria até o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Na última segunda-feira, 21, um grupo de técnicas de enfermagem foi até o Legislativo paraisense em busca de ajuda.

Durante o uso da tribuna da Câmara, a técnica de enfermagem Kátia Maria da Silva declarou que não há piso nacional para a categoria e que a legislação possibilita que os governadores dos estados criem leis para este fim.

Trata-se de reconhecimento necessário a esta categoria profissional de fundamental importância, principalmente no atual momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Assim, é de extrema importância que esta Casa Legislativa se posicione a favor desses profissionais e encaminhe ofício com a presente moção ao governador Romeu Zema, a fim de demonstrar o apoio da Casa ao movimento em favor do piso salarial da enfermagem”, disse.

Na reunião, ficou acordado que o deputado estadual apresentará a demanda dos profissionais de saúde de São Sebastião do Paraíso ao governador na próxima reunião de lideranças na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, que ocorrerá na semana que vem. Segundo o vereador Vinício Scarano, a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais já avalizou a criação da lei que normatiza o piso salarial para os enfermeiros e técnicos de enfermagem e, agora, a decisão depende apenas de Zema e da Assembleia Legislativa.

Já Lisandro Monteiro deixou Passos otimista em relação ao pedido feito ao deputado estadual.

A reunião foi muito válida, ele nos recebeu muito bem e nos deu um posicionamento. Disse que vai levar o assunto ao conhecimento do governador. Eu senti o comprometimento dele, que é o que se espera de um deputado. Ele foi eleito para defender os direitos das pessoas, e o pessoal da enfermagem precisa disso agora. Enquanto uns estão recebendo seus salários para fazer pré-campanha, outros continuam trabalhando sério. Espero que o Cássio consiga nos ajudar, porque a enfermagem é uma classe que merece muito ser reconhecida”, concluiu o presidente da Câmara.