Destaques Saúde

Vargem Bonita tem a maior taxa de letalidade do novo coronavírus

Por Nathália Araújo / Redação

13 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – O número total de óbitos causados pelo novo coronavírus chegou a 138 nos municípios do Sudoeste mineiro – o índice de letalidade da doença é de 2,61% na região. Vargem Bonita é a cidade que apresenta a taxa mais elevada, chegando a 10%. Para obter os resultados, foram utilizadas as informações do boletim epidemiológico da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, divulgado no endereço virtual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Conforme as informações apresentadas na tabela, Ibiraci é a cidade com o segundo maior índice, chegando a 6,77%, e, logo em seguida, está Itamogi, com 4,81%. As maiores quantidades de óbitos foram registradas em São Sebastião do Paraíso (32), Passos (28) e Piumhi (10). Em Fortaleza de Minas, Pimenta, São Roque de Minas e São José da Barra, a covid-19 não causou nenhuma morte.

Apenas quatro instituições da região contam com leitos de enfermaria habilitados para tratar a doença: o Instituto São Vicente de Paulo, em Cássia, e as Santas Casas de Misericórdia de Passos, São Sebastião do Paraíso e Piumhi. Para internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), há apenas 52 leitos habilitados na região, divididos entre Passos e São Sebastião do Paraíso – no momento, 5% estão ocupados.

A realização de cerimônias de velório e sepultamento deve respeitar as orientações estabelecidas pelo Guia Para o Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O arquivo apresenta todos os protocolos de segurança para o transporte dos corpos, que podem ser cremados ou enterrados, e também para as celebrações, que devem acontecer em ambientes abertos e ventilados, com número máximo de dez pessoas. As medidas de higiene e o distanciamento mínimo de dois metros também devem ser seguidos. É obrigatório o uso das máscaras de proteção.

Em Minas Gerais, o índice de letalidade da doença é de 2,45%. Ao todo, 376.537 pessoas já contraíram o coronavírus, 19.562 estão em processo de monitoramento e 9.259 faleceram. No Brasil, já são 5.749.007 infectados, dos quais 163.406 não resistiram às complicações da covid-19.

LEIA TAMBÉM: Dr. Aquiles vira alvo e rivaliza com todos os candidatos de Passos