Destaques Saúde

Vacinação por drive thru gera fila

Por Mayara de Carvalho/ Redação

24 de março de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – O primeiro dia de vacinação anticovid-19 pelo sistema drive trhu em Passos, realizado nesta terça-feira, gerou filas e espera de até seis horas pela imunização. A vacinação para pessoas acima de 73 anos teve início ontem, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Planalto, que fica na avenida Brasília. Segundo informações da Prefeitura de Passos, foram aplicadas cerca de 900 doses entre 8h e 16h.


Você também pode gostar de: Ranking de produtores de leite tem 7 da região entre os maiores

O professor Mário Gomes de Oliveira, de 75 anos, chegou ao PSF às 8h, mas só foi vacinado às 14h.

Estou acompanhando essa fila, mas está muito lenta. O acúmulo de carros está muito grande, então, temos que esperar. Não tem outro jeito, estamos aguardando. O importante é que vamos ser vacinados”, disse Oliveira.

Após ficar por cerca de quatro horas na fila, Juan Aguilar, de 80 anos, afirma que achou o sistema desorganizado “Talvez se fizessem a vacinação um dia para mulher, um dia para homem não esperaríamos tanto tempo no veículo”, disse.

Mesmo com o tempo de espera, muitos idosos ficaram felizes ao receber a imunização contra infecção pelo novo coronavírus. Andréa Rodrigues levou a mãe, Ivone Rodrigues, e o amigo Sebastião Souza para tomar a vacina.

Chegamos às 8h20 da manhã. Agora chegou nossa vez, graças a Deus. Estamos ansiosos, mas também felizes. Essa será a primeira dose deles e já está marcado, para 20 de abril, a segunda dose. Aí não teremos que nos preocupar tanto”, disse. Segundo ela, a espera valeu a pena. “Não ligo para o tempo que esperei na fila. O importante é que estamos aqui e recebemos a vacina”, disse.

Maria Helena Gomes, 77 anos, moradora do bairro Santa Helena também afirma que não se aborreceu com a fila, “Nossa Senhora, Deus ilumine nós todos e essa equipe de saúde. Estou muito feliz. Sou de idade e já estou acostumada com essas filas”, falou.

A secretária de Saúde, Priscila Soares Corrêa Faria, afirma que tudo foi programado e que o drive thru atendeu ao que foi proposto. Segundo ela, a previsão é que movimento seria grande de qualquer forma.

As pessoas estão muito ansiosas. Concentramos toda nossa equipe aqui no Planalto. Em nenhuma outra sala de vacina conseguiríamos imunizar 800 pessoas em uma manhã. Acredito que tudo fluiu muito bem”, disse.

De acordo com a secretária, a partir de hoje, 24, a imunização será feita nas sete salas de vacina da rede pública de saúde do município.

No entanto, entendemos a ansiedade dos idosos em querer se vacinar logo no primeiro dia, por isso fizemos o drive thru. Temos mais de 2 mil pessoas acima de 73 anos em Passos. Então não tem como vacinar toda essa população em um dia”, disse.

O importante é que tem vacina para todo mundo. Nós estipulamos essa faixa etária pois temos vacina para 100% desse público. Estamos fazendo o possível para liberar o mais rápido essas doses”, afirma.