Destaques Saúde

Vacinação contra o sarampo é prorrogada

8 de julho de 2020

Foto: Agência Brasil

PASSOS – A vacinação contra o sarampo foi prorrogada até 31 de agosto. Pessoas com idade entre 20 e 49 anos que ainda foram vacinadas devem procurar as unidades de saúde. Em Passos, 808 pessoas foram imunizadas contra a doença em 2020.

De acordo com enfermeira referência, técnica em imunização, Priscila Soares Faria, a baixa procura e o aumento de casos têm deixado o setor da saúde em alerta.

Autoridades do Ministério da Saúde estão muito preocupadas por conta do cenário de sarampo no Brasil, porque estão aumentando os casos notificados da doença no país. Além disso, as baixas coberturas vacinais contra o sarampo estão alarmando”, disse.

A enfermeira salienta que a vacina é a única forma de prevenção.

A única forma de prevenção é a vacina, e o sarampo é uma doença altamente contagiosa e que não possui remédio. Aqui em Passos, tivemos um caso confirmado ano passado, 2019, de uma criança” afirma.

Para se imunizar, procure um dos postos de vacina na cidade e leve sua carteirinha de vacinação. O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares e pode afetar pessoas de qualquer idade.

Desde o início do ano de 2020, foram confirmados em Minas Gerais 7 casos de sarampo. 5 casos confirmados em Belo Horizonte e 2 casos em Juiz de Fora. O esquema vacinal adotado atualmente consiste em duas doses da vacina contra a doença. Para evitar o sarampo, são necessárias duas doses de vacina para quem tem até 29 anos de idade; de 30 a 49 anos, basta uma dose. E, acima de 49 anos, são vacinadas as pessoas que convivem com indivíduo suspeito da doença ou que foram a locais com surto.

Foto: Arquivo FM