Destaques Saúde

Vacinação com 2 doses atinge 50,7% da população em Passos

Por Gabriella Alux / Redação

27 de outubro de 2021

Foto: Reprodução.

PASSOS – Cerca de metade da população de Passos está imunizada com duas doses de vacinas contra a covid-19 ou com o medicamento em dose única (Janssen). De acordo com informações da prefeitura, a cobertura atingiu 56,2 mil pessoas com duas doses e 2,2 mil, com a vacina da Janssen. Com a imunização de primeira dose, o índice chega 86,9 mil pessoas e cerca de 6 mil receberam a terceira, 6 mil.

Segundo a prefeitura, eentre as pessoas já vacinadas com a primeira dose estão 4 mil adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e 88 de 15 a 17 anos privados de liberdade. Cerca de 40 mil pessoas de 18 a 59 anos estão vacinadas com a primeira dose e, 15,7, com a segunda dose. A terceira dose já foi administrada em 777 profissionais e trabalhadores de Saúde e, cerca de 5,1 mil em idosos de 60 a 90 anos ou mais, sendo a maior parte na faixa etária de 60 a 69 anos.

Amanhã, 28, a Prefeitura de Passos divulgou que inicia a aplicação da dose de reforço para trabalhadores da saúde de 50 a 59 anos, que tenham um intervalo mínimo de seis meses desde a segunda dose. A aplicação acontece nas salas de vacinas das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) Coimbras 1, CSU, Planalto, Penha 3 e ambulatório São Lucas, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. No São Lucas, o horário de aplicação se estende até as 20h.

Para vacinar, é necessário apresentar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, cartão de vacinas com o registro da primeira e segunda doses, estar cadastrado no Vivver, holerite ou carteira de trabalho ou declaração assinada pela chefia imediata ou registro no conselho de classe, comprovando que atua como trabalhador da Saúde.

Atualmente, o município está vacinando, com a primeira dose, os adolescentes com 12 anos, acompanhados por um responsável, e, com a dose de reforço, idosos com 60 anos ou mais, que tenham intervalo de seis meses desde a segunda dose, e dose adicional para os imunossuprimidos com 18 anos e mais, com intervalo de 28 dias, no mínimo.

A aplicação acontece nas mesmas salas de vacinas listadas e, para a dose adicional, é necessário apresentar o formulário com indicação para imunossuprimidos disponível no site da prefeitura. A administração informa que, para vacinar os idosos acamados, é preciso entrar em contato com a unidade de saúde para agendamento.