Destaques Saúde

Vacinação antipólio atinge 1,8 mil crianças

Por Talita Souza / Especial

21 de outubro de 2020

O prazo foi prorrogado até a próxima terça-feira, 3. / Foto: Divulgação (Site Agência Brasil)

PASSOS – Foram vacinadas quase mil crianças no “Dia D” que aconteceu sábado, 17. A campanha, que teve início dia 5 de outubro vai até o próximo dia 30, tem como meta vacinar 5.482 crianças, de 1 a 5 anos de idade, contra a poliomelite e atualizar os cartões de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Até o momento já foram vacinadas 1.823 crianças. Para Priscila Soares Corrêa Faria, enfermeira referência técnica em imunização, a campanha está indo bem e houve grande procura pela vacina contra a poliomelite.

Acredito que a campanha está tendo um bom andamento visto que no Dia D teve bastante procura pela vacina contra a pólio e também muitas crianças e adolescentes tiveram suas cadernetas de vacinação atualizadas, que é também um objetivo da campanha.”, disse.

Apesar da grande procura pela imunização contra a poliomelite, o município ainda não está perto de bater a meta de vacinação. “A poliomelite é uma doença grave com sequelas irreversíveis e a única forma de se prevenir é a vacinação”, diz Priscila. Segundo ela, as salas de vacinação do município estão preparadas para receber a população com segurança e mantendo as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a contaminação pela covid-19.

Tragam também as crianças e adolescentes para colocar o cartão de vacinas em dia. Devido à pandemia, várias crianças estão com cartão atrasado e também, neste ano, algumas vacinas foram incluídas no calendário básico de vacinação como, por exemplo, a meningite ACWY para crianças de 11 e 12 anos, que protege contra formas graves de meningite”, pede a enfermeira.

As salas de vacinação do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, com exceção do PSF Jardim Canadá, onde o horário é das 8 às 12h30. A orientação é de que os pais levem seus filhos com o cartão de vacina e usando máscaras de proteção.