Destaques Saúde

Vacina chega a Alpinópolis e médico da Santa Casa é a primeira pessoa a ser imunizada

Por Adriana Dias / Redação

21 de janeiro de 2021

Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – Um evento realizado na tarde desta quarta-feira, 20, no hall de entrada do Hospital Cônego Ubirajara Cabral, marcou o início da vacinação contra a covid-19 em Alpinópolis, quando foram imunizados quatro médicos e três enfermeiras. Em seguida, a equipe de deslocou até o Lar São Vicente de Paulo, onde uma interna também recebeu a vacinação.

O prefeito Rafael Freire, no final da manhã, foi até o município de Passos para receber as 187 doses da vacina que Alpinópolis tinha direito nessa primeira remessa. Ele foi escoltado por uma viatura do 3º Pelotão da Polícia Militar e acompanhado pela diretora do Departamento Municipal de Saúde, Sandra Mara Morais da Silveira Borges, e pela responsável pelo setor de vacinação local, a enfermeira Eliana Alves da Cruz.

A primeira pessoa a ser imunizada em Alpinópolis foi o médico Luiz Geraldo Orlandi Pereira, que recebeu a vacina da enfermeira Eliana Cruz. Na sequência, foram vacinados os médicos José Delage de Faria, José Marcondes Alves e Antônio Agnaldo da Silveira e, em seguida, a enfermeira Ana Maria Miranda Reis. Participaram do ato simbólico, além do prefeito e parte de sua equipe, também o padre Donizetti de Brito e alguns convidados.

Após a vacinação desses profissionais da Santa Casa de Alpinópolis, a equipe de saúde da Prefeitura Municipal se deslocou até o Lar São Vicente de Paulo, onde a interna Oscarina Catarina de Jesus, 90 anos, foi vacinada. Os demais 38 internos serão imunizados nesta quinta-feira, 21.

Em seu pronunciamento, durante o evento, o prefeito Rafael Freire lembrou que a vacina chega a Alpinópolis em uma data simbólica, 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, santo padroeiro da cidade, porém em um momento difícil, quando os casos de covid-19 estão aumentando e a administração se viu obrigada a tomar medidas duras para a contenção da pandemia.

Ele disse ainda, que a chegada dessas primeiras doses é um sopro de esperança de que tempos melhores estão por vir, mas voltou a pedir que a população colabore para que os danos causados pela doença sejam os menores possíveis no âmbito local. Por fim, falou sobre o plano de imunização desenvolvido por sua equipe e declarou que deseja ser a última pessoa a ser vacinada na cidade.

Quero ser o último a ser vacinado em Alpinópolis. Enquanto o restante da população não receber a vacina o prefeito não será vacinado. Isso para passar a mensagem de que estamos respeitando a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde“.


Carmo

Em Carmo do Rio Claro o primeiro a receber a dose da vacina foi o enfermeiro Edgar Felipe Gonçalves Marinho, que completou nesta quarta-feira, 20, seus 38 anos, e, como presente, foi o primeiro profissional da linha de frente da doença a ser imunizado. O município recebeu 416 unidades de vacina que serão distribuídas sendo 50% para a primeira dose e o restante para a segunda, dentro dos próximos 14 dias. Seguindo as orientações da SRS terá como meta a vacinação dos profissionais da linha de frente da covid e internos de lares de idosos.