Destaques Saúde

Unimed promove palestra online sobre depressão e ansiedade

26 de setembro de 2020

Foto: Divulgação (Site Agência Brasil)

A Unimed Sudoeste de Minas promoverá a palestra online “Como identificar a depressão e a ansiedade”?, com o psicólogo Dener Fraga Batista Leite. O evento será realizado no dia 29 de setembro às 19h pelo aplicativo Zoom. A ação é gratuita e aberta para qualquer pessoa interessada no tema. As inscrições vão até dia 28 de setembro, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (35)3529-2636. É necessário informar, no momento da inscrição, o nome completo e telefone celular para envio do link do evento.

O evento faz parte das ações da cooperativa relacionadas à campanha Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma forma de nos lembrar sobre a prevenção do suicídio e a depressão e a ansiedade são gatilhos que, em casos mais graves, podem levar ao autoextermínio. Por isso, acreditamos que ter um diálogo aberto, franco e que combata o preconceito e o estereótipo acerca do paciente depressivo ou ansioso são formas de contribuir tanto para que a pessoa identifique alguns sinais importantes, como para que a família, amigos e colegas possam compreender melhor este assunto”, pontua o psicólogo.

Dener explica que tanto a ansiedade como a depressão, em nível elevado, são transtornos emocionais. Em níveis normais, são emoções que nos ajudam a se adaptar ao meio ambiente .

Por exemplo, a ansiedade nos deixa em estado de alerta, o que pode ser útil em situações em que precisamos de uma atenção maior. Sentir-se eventualmente desanimado e triste é esperado diante das frustrações que vivenciamos. O problema acontece quando há uma desproporcionalidade, interferências nas atividades de vida diária, incapacitação, prejuízos frequentes, sofrimento e prejuízos para outras pessoas e quando estes sentimentos se tornam crônicos”.

Diferenças

Existem sinais que podem diferenciar a depressão e a ansiedade, embora seja possível que uma pessoa vivencie as duas condições a depender de cada situação enfrentada.

Sinais mais clássicos da depressão são o desânimo, sentimento de vazio existencial, a dificuldade de sentir prazer, alteração no sono, na alimentação, no interesse social, na esperança com futuro e com a própria capacidade e autoestima. Já a ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva e medo desproporcional, sensação de perigo, pensamentos recorrentes e intrusivos, sentimento de insegurança, sintomas psicossomáticos como náusea, tremores, tensão muscular, dores de cabeça, dores na barriga, falta de ar, coração acelerado e suor excessivo”, detalha.

Dener Leite acredita que o evento possa contribuir para que as pessoas possam refletir sobre os estigmas que estes transtornos carregam.

Ao contrário de uma gastrite, que pode ser diagnosticada por um exame, por exemplo, a depressão e a ansiedade não são detectadas da mesma forma e muitas pessoas minimizam os problemas que elas podem causar. Mas eles são reais, podem ser graves e atingir não apenas a saúde emocional, mas a saúde física também. O evento é uma oportunidade gratuita e aberta a todos os interessados pelo assunto para tirar dúvidas e debater o tema de forma clara e acolhedora”, finaliza ele.

Dener Fraga Batista Leite será o psicólogo palestrante do evento que acontecerá de forma online no dia 29 de setembro. / Foto: Divulgação