Destaques Saúde

Testagem anticovid em crianças no Carmo aponta quatro positivos

Por Gabriella Alux / Redação

6 de novembro de 2021

Foto: Arquivo FM.

C. R. CLARO – Quatro das cerca de 120 crianças que fizeram testes anticovid em Carmo do Rio Claro nesta sexta-feira, 5, apresentaram resultados positivos. Segundo informações da Vigilância Sanitária, foram três meninos, com 1, 3 e 10 anos de idade, e uma menina, de 7. De acordo com a prefeitura eles poderão retornar às aulas e atividades presenciais na próxima segunda-feira, 8, porque não estão mais em período de infeção. A testagem foi realizada como forma de prevenção à transmissão do coronavírus na volta às atividades nas escolas.

“Essas quatro crianças que apresentaram um resultado positivo no teste para covid-19 podem voltar às aulas na segunda-feira, uma vez que somente a imunoglobulina G (IgG) deu positivo, ou seja, as crianças já estão curadas, e não mais no período de infecção da doença. Então, elas não precisam nem ficar em isolamento e já podem ir para a escola na segunda”, disse a secretária municipal de Saúde do Carmo, Flávia Queiroz Vilela.

De acordo com informações da prefeitura, desde o início da pandemia, 134 crianças, de 12 anos ou menos, testaram positivo para a covid-19 no município.

Segundo a secretária de Saúde, a testagem continua sendo até acabar o estoque de exames destinados a essa ação e, em casos como o de crianças com nariz entupido, coriza e febre, por exemplo. A agente de Vigilância em Saúde Silviana Aparecida de Andrade afirma que, no município, não há nenhuma criança em tratamento ou isolamento devido ao coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), diferentemente dos adultos, a maioria das crianças tem um quadro leve ou moderado e uma das explicações para isso é de que elas possuem menos ‘portas de entrada’ para o vírus.

Segundo a secretaria, os principais sintomas são os mesmos em crianças, como febre, tosse e dificuldade para respirar, porém, elas podem não apresentar e, em vez disso, ficar com o nariz entupido e ou escorrendo, ter dor de garganta e sintomas gastrointestinais, como dor de barriga, diarreia e vômitos.