Destaques Saúde

TeleSus orienta sobre coronavírus

26 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – O Ministério da Saúde lançou o TeleSUS, que se trata de uma estratégia de disponibilização de serviço de atendimento pré-clínico de saúde, que tem como objetivo esclarecimento da população sobre a Covid-19 e quando procurar atendimento presencial. Além de fazer um pré-diagnóstico dos sintomas apresentados pela pessoa.

De maneira a realizar uma triagem de casos de coronavírus e auxiliar o cidadão a como proceder em caso de sintomas, o TeleSus oferece o “Aplicativo Coronavírus SUS” e o “Chat on-line”. A pessoa também pode optar por ligar para o número 136 e entrar em contato com o setor da saúde e obter informações. É importante se atentar ao identificador que aparecerá durante a chamada, denominado “Disque Saúde” isso garante que você seja direcionado ao setor correto.

No caso dos serviços online, ao acessar o sistema, o paciente entra em um chat com as orientações necessárias. Logo no início, deverá optar por falar sobre sintomas da covid-19 ou tirar dúvidas. Ambas são ferramentas que seguem as orientações de distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.

O Ministério divulgou que 20 mil médicos e enfermeiros das unidades de Saúde da Família terão treinamento para a navegação no sistema e suporte técnico 24 horas por dia.
Thiago Salum, diretor de saúde coletiva, comentou que o projeto auxilia o município ao fazer uma pré-triagem virtual

Quando a pessoa entra em contato com o TeleSus, seja pelo aplicativo ou pelo telefone, o sistema faz uma triagem, com orientações para a pessoa”.

Segundo Salum, o sistema oferece apenas um pré-diagnóstico e não elimina a necessidade de procurar pontos de atendimento da saúde

O recurso do TeleSus não faz uma notificação, é apenas um pré-diagnóstico. O TeleSus é para uma pessoa que não tem tanto acesso à informação e não sabe o que pode ser feito na situação de risco à infecção pelo novo coronavírus”, disse o diretor.

Se forem identificados sintomas relacionados a covid-19, o sistema entra em contato com o município através da epidemiologia ou da Atenção Primária para que a pessoa seja colocada em observação. Se for um caso com sintomas mais simples e leves, a indicação é que a pessoa procure uma unidade de saúde para receber os devidos cuidados e passar por avaliação epidemiológica.
Para baixar o aplicativo do TeleSus, basta procurar por “Aplicativo Coronavírus SUS”. Para acessar o chat-online, procure por saude.gov.br/coronavirus.