Destaques Saúde

Taxa de incidência de covid-19 diminui em Itaú de Minas

30 de janeiro de 2021

Itaú de Minas registrou queda na taxa de incidência de casos de covid-19 após regredir para a onda vermelha. / Foto: Divulgação

ITAÚ DE MINAS – Após a regressão para a onda vermelha do programa Minas Consciente, no último dia 15, Itaú de Minas registrou queda na taxa de incidência de casos de covid-19. No dia 15, o município apresentava um índice de 68,7% ao mês. Já no dia 29, duas semanas depois, a taxa de incidência caiu para 56,9% ao mês.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem, 29, pela Prefeitura de Itaú, o município registra 827 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Desse total, 809 estão recuperados, 12 estão em isolamento, um está internado e cinco pessoas morreram.

O município teve 35 novos casos confirmados de covid-19 na última semana, apresentando uma taxa de incidência de 4,4% e cerca de 1,1% entre os dias 28 e 29. No mesmo período de dezembro do ano passado, foram 65 novos casos confirmados com uma taxa de incidência de 14% na semana e cerca de 4,5% entre os dias 28 e 29.

A secretária municipal de Saúde de Itaú de Minas, Emilaine Pereira Custódio, afirma que houve também uma queda no número de pessoas com sintomas de gripe procurando as unidades de saúde do município:

Realmente, teve uma mudança no cenário com a diminuição de pessoas com sintomas gripais procurando o Centro de Covid e no Pronto-Socorro. Mas, nessa situação, nada indica que devemos deixar de seguir as orientações porque isso é que faz com a taxa não cresça novamente”, disse.

A Prefeitura de Itaú de Minas emitiu um novo decreto, na manhã de ontem, divulgando a permanência do município na onda vermelha junto com as alterações de protocolos feitas pelo governo de Minas. De acordo com o documento, os serviços não essenciais poderão funcionar, desde que sigam os protocolos e orientações do programa Minas Consciente.