Destaques Saúde

Superintendência distribui 8 mil doses de vacinas contra o coronavírus

21 de julho de 2021

A nova remessa de vacinas distribuídas são de fabricação da Astrazeneca/Fiocruz. / Foto: Divulgação

PASSOS – O setor de imunização da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) distribuiu nesta terça-feira mais oito mil doses de vacina contra a covid-19 aos 27 municípios de sua jurisdição. Os imunizantes são destinados à aplicação da primeira dose em grupos prioritários de acordo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, mediante orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Também foram distribuídas 20.800 doses de vacina contra a gripe Influenza, para dar continuidade à campanha nacional, que foi ampliada para além dos grupos prioritários. Os imunizantes contra a covid-19 correspondem à 28ª remessa enviada pela SES-MG para as regionais de saúde dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Com esse lote, de medicamentos de fabricação Astrazeneca/Fiocruz, a SRS Passos totaliza 347.303 doses entregues aos municípios integrantes de sua jurisdição.

Os responsáveis pela administração das vacinas nos municípios deverão seguir as orientações da nota informativa da SES-MG para essa remessa, que visa dar continuidade à imunização das pessoas de 55 a 59 anos (2,7%), 50 a 54 anos (17%), 11% dos trabalhadores industriais e 10% dos caminhoneiros.

As vacinas contra a gripe Influenza são destinadas a grupos prioritários. A imunização foi iniciada em abril e a previsão de término era 9 de julho. Com a ampliação do público-alvo, a campanha prossegue enquanto durar o estoque. A vacina contra influenza tem a finalidade de evitar complicações da gripe que podem levar à hospitalização e causar mortes. A estratégia de vacinação é definida pelos municípios.