Destaques Saúde

SRS Passos distribui vacinas anticovid

7 de abril de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) distribuiu, nesta terça-feira, 23.740 doses de vacinas Coronavac e Astrazeneca aos 27 municípios de sua jurisdição. Os imunizantes entregues pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e repassados às regionais de saúde serão aplicados nos grupos prioritários definidos pelo ministério por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Na segunda-feira, 5, a SRS Passos recebeu da SES 24.350 doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca. Foram distribuídas 23.740 doses aos municípios. O restante fica armazenado na rede de frio da Regional de Saúde como reserva técnica para atender eventuais necessidades das secretarias municipais de saúde.

Esta etapa da vacinação inclui entre os grupos prioritários os profissionais das forças de segurança, como policiais e bombeiros militares. Também continuam sendo vacinados os idosos a partir de 65 anos de idade. A estratégia de aplicação é definida pelas secretarias municipais de saúde, respeitando os grupos prioritários definidos pelo ministério.

Conforme as orientações do PNI, a Coronavac será utilizada para aplicar a primeira dose em 6% das forças de segurança e salvamento e forças armadas e 1,26% das pessoas de 65 a 69 anos. Será aplicada a segunda dose em 80,4% das pessoas de 70 a 74 anos e 87% de 75 a 79 anos e em 7% dos trabalhadores da saúde.