Destaques Saúde

SRS Passos distribui 3ª remessa de vacina

12 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) realizou com sucesso a distribuição da terceira remessa de vacina contra a covid-19 aos 27 municípios de sua jurisdição. A entrega começou às 9h e, como nas duas vezes anteriores, cumpriu um cronograma elaborado pela SRS Passos com apoio do 12º Batalhão da Polícia Militar. Passos foi o primeiro município a retirar seu quantitativo de vacina, que incluiu a segunda dose de lotes anteriores da Coronavac/Butantan.


Você também pode gostar de: Região tem 145 casos prováveis de dengue e um de chikungunya

As doses entregues aos municípios são para completar a imunização das pessoas que tomaram a primeira dose e para iniciar o procedimento nos idosos de 90 anos e mais e nos profissionais de saúde expostos a maiores riscos de infecção que ainda não haviam sido vacinados. Ao todo, a SRS Passos distribuiu nesta quinta-feira 7.206 doses da vacina Coronavac/Butantan, incluindo a segunda dose e parte da remessa recebida da SES-MG na quarta-feira.

A operação de distribuição da SRS Passos obedeceu todo o planejamento e orientações técnicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), responsável pelo envio dos imunizantes. Segundo a SES-MG, a terceira remessa da Coronavac é o suficiente para vacinar todos os idosos de 90 anos e mais e atingir 73% de cobertura vacinal dos profissionais de saúde.

O cronograma de distribuição foi 100% eficaz, pois todos os municípios chegaram no horário programado e a Polícia Militar, como sempre, desde a primeira remessa das vacinas, deu um show de colaboração com a SES”, avalia o técnico Moisés de Paula Ferreira, do setor de imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Passos. A Polícia Militar vem colaborando com a Regional de Saúde de Passos desde o início da vacinação, com elaboração das rotas de distribuição das vacinas e escolta do material de sua chegada ao aeroporto à entrega nos municípios. Segundo o comandante da operação, tenente Antonio Marcos do Nascimento, o trabalho foi fiel ao planejamento. “Para mim é muito gratificante poder somar à Regional de Saúde para o bem-estar da região”, disse.

Hoje (11/2) foi distribuída aos 27 municípios da Regional de Saúde de Passos a quantidade para aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 nos idosos a partir de 90 anos de idade e para completar 73% de cobertura vacinal dos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à doença. Esses 73% correspondem aos grupos profissionais que atuam em maior risco de infecção. Doses entregues hoje (11/2) aos municípios incluem as segundas doses da Coronavac/frasco com 1 dose e Coronavac/frasco com 10 doses. A última quantidade da relação acima corresponde à atual remessa.


Veja a tabela com a situação dos municípios quanto aos imunizantes – CLIQUE AQUI!