Destaques Saúde

SRS distribui 1.560 doses para vacinação de crianças de 3 e 4

Rafael Marcon

27 de julho de 2022

A previsão é atender mais de 11mil crianças da região./ Foto: Reprodução.

PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) distribuiu 1.560 doses para a vacinação contra a covid em crianças de 3 e 4 anos na região. O órgão fez uma reunião on-line nesta terça-feira, 26, com as equipes de imunização dos 27 municípios que integram a SRS e a previsão é atender a população estimada de 11.418 crianças nessa faixa etária. A SRS-Passos não divulgou quantas doses cada município recebeu.

A vacina será a mesma utilizada atualmente em adultos, em dose de 0,5 ml, seguindo duas aplicações (1º e 2º dose) por via intramuscular, com prioridade para todas as crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos e crianças dessa faixa etária que vivem em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e em situação de rua. A ordem após a aplicação da primeira dose na prioridade, seguirá com as crianças de 4 anos e depois as de 3 anos de idade.

As crianças a partir de 5 anos deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer Pediátrica como já vinha acontecendo nos municípios e seguindo também duas aplicações (1º e 2º dose).

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a recomendação é que os estoques do imunizante sejam destinados, inicialmente, somente para crianças entre 3 e 4 anos e que a vacinação ocorra de forma gradual para todas as crianças imunossuprimidas de 3 e 4 anos, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES),tem 74.270 doses de Coronavac para distribuir aos municípios. No estado, segundo dados da Fundação João Pinheiro, são 546.505 crianças na faixa de 3 a 4 anos de idade.