Destaques Saúde

Sobe para 27 o número de casos de coronavírus em Paraíso

23 de junho de 2020

DE ACORDO COM BOLETINS DIVULGADOS PELA SECRETARIA DE SAÚDE NO FIM DE SEMANA, DUAS PESSOAS COM CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA ESTÃO INTENADAS NA SANTA CASA. UTI TEM QUATRO PACIENTES SUSPEITOS. / Foto: Divulgação

S.S. PARAÍSO – São Sebastião do Paraíso registrou dois novos casos do novo coronavírus no último final de semana, segundo os boletins informativos divulgados pela prefeitura em suas redes sociais. Agora, são 27 casos confirmados da doença, sendo que três pessoas permanecem internadas na Santa Casa de Misericórdia.

Dois dos novos casos de covid-19 no município foram registrados nas tardes de sexta-feira, 19, e sábado, dia 20. Dos 27 munícipes que contraíram o vírus desde o início da pandemia, 18 já recuperaram, três estão internados na ala covid do hospital paraisense, cinco estão em isolamento domiciliar e são monitorados pela Secretaria de Saúde e uma morreu.

Ainda de acordo com os novos dados fornecidos pela prefeitura, Paraíso já registrou 534 casos suspeitos da doença, sendo que 77 pessoas estão isoladas em suas casas com sintomas semelhantes ao do novo coronavírus. Além disso, 71 casos já foram descartados após realização de exames, incluindo quatro óbitos.

Sobre o número de leitos ocupados na Santa Casa, o último boletim divulgado revelou que cinco pessoas estavam isoladas na enfermaria da ala covid sob cuidados médicos. Além disso, mais três permaneciam internadas na Unidade de Terapia Intensiva do hospital (UTI), que tem capacidade de receber até 20 pacientes com sintomas mais crônicos da doença.

O número de casos confirmados do novo coronavírus em São Sebastião do Paraíso aumentou de forma preocupante neste mês. Conforme os dados da Secretaria de Saúde, no dia 1º de junho o município tinha 11 casos, 15 a menos do que o divulgado no último final de semana. Além disso, o número de registros de casos suspeitos saltou de 409 para 515 em apenas três semanas.

Na semana passada, o secretário de Saúde do município, Wandilson Bícego demonstrou preocupação ao afirmar que o número de casos do novo coronavírus pode aumentar ainda mais com a chegada do inverno e as baixas na temperatura. Para evitar um novo surto, ele pediu mais apoio da população e declarou que, caso as pessoas não respeitem as leis criadas para combater a doença, o município passará a emitir multas. Ele ainda não descartou um possível lockdown na cidade, regime de bloqueio total onde as medidas restritivas se tornam mais duras e as recomendações se tornam determinações, com ordens de multas e até mesmo coerções para quem descumprir as regras.

Região

Na região, as confirmações de casos de infecção pelo novo coronavírus subiram para 168, segundo boletins divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde e por prefeituras. Em Claraval, no último dia 19, foi registrado a primeira confirmação. Segundo informações da prefeitura, o paciente está em isolamento domiciliar e é monitora pela equipe da Saúde no município. A administração também informa que foram identificadas pessoas que tiveram contato com o paciente e que elas também estão em isolamento e sendo acompanhadas pelo serviço de saúde.

Por conta da confirmação, a prefeitura decidiu retroceder na abertura do comércio e determinou o uso obrigatório de máscaras em vias públicas e estabelecimentos comerciais públicos ou privados. Também determinou que bares e lanchonetes só podem funcionar pelo sistema de delivery, somente com acesso e permanência de funcionários no interior dos locais.

Passos, com 39 casos confirmados, é o município da região com maior número de registros, seguido por Paraíso (27), Pratápolis (24), Carmo do Rio Claro (15), Piumhi (14), Itaú de Minas (8), São João Batista do Glória (7), Ibiraci (6), Pimenta (5), São José da Barra (4), Guapé (3), Capetinga (2), Capitólio (2), Itamogi (2), São Roque de Minas (2), São Tomás de Aquino (2), Alpinópolis (1), Claraval (1), Delfinópolis (1), Doresópolis (1), Monte Santo de Minas (1) e Nova Resende (1