Destaques Saúde

Sobe para 16 o número de casos de covid-19 em Paraíso

Por Ralph Diniz / Especial

13 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

S.S. PARAÍSO – Mais uma pessoa foi diagnosticada com o novo coronavírus em São Sebastião do Paraíso nesta semana. Agora, o município soma 16 casos confirmados, sendo que este foi o terceiro apenas nesta semana e o sexto desde o início do mês de junho. A boa notícia é que o número de pessoas internadas com suspeita da doença diminuiu.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde na tarde de quinta-feira, 11, Paraíso já notificou 461 casos suspeitos de Covid-19 até o momento, sendo que 16 foram confirmados após realização de exames laboratoriais ou através de testes rápidos.

Destes casos confirmados, seis já são considerados recuperados após realização de exames laboratoriais, nove diagnosticados através de teste rápido se recuperaram ou estão em isolamento e um morreu no início de abril. A vítima fatal foi uma mulher de 72 anos de idade, que chegou a ser internada, mas faleceu poucas horas depois.

O lado positivo dos últimos dados da covid-19 em Paraíso vem do número de pessoas que estavam internadas na Santa Casa. Até o feriado de Corpus Christi, apenas um paciente com sintomas suspeitos da doença estava sob cuidados médicos na enfermaria da na ala “covid”; já a UTI reservada para esses casos estava totalmente desocupada. No início da semana, eram sete internados, sendo cinco na enfermaria e dois na Unidade de Terapia Intensiva.

Ainda segundo o boletim da prefeitura, uma morte, ocorrida na terça-feira, 9, ainda está sob investigação. Não há informações sobre o paciente falecido e o resultado dos exames laboratoriais deve sair nos próximos dias.

Por fim, o levantamento da prefeitura ainda mostrou que 63 pessoas com suspeitas de terem contraído o novo coronavírus estão em isolamento domiciliar e são monitoradas pela Secretaria de Saúde, e 54 casos já foram descartados após realização de exames laboratoriais, incluindo três óbitos.

Nesta semana, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do município, o prefeito Walker Américo Oliveira anunciou que, a partir de 2 de julho, serão realizados testes para se analisar como está o índice de infectados pela covid-19 na cidade. De acordo com ele, cerca de 300 a 400 pessoas devem ser testadas.

As pessoas, serão sorteadas e os bairros também. Não serão divulgados os nomes das pessoas, mas será um trabalho importante para direcionarmos as ações”, explicou.

Questionado a respeito do número de populares que estão desrespeitando as regras de isolamento social e estão circulando pelas ruas da cidade sem as máscaras de proteção, o líder do Poder Executivo declarou que, por enquanto, os fiscais da prefeitura não estão aplicando multas a essas pessoas, contudo, afirmou que poderá recorrer a esta medida caso seja necessário. Walkinho ainda disse que vai intensificar a fiscalização nas ruas e no centro comercial, com um trabalho que envolverá a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal.

Não adianta fiscalizar se cada um não fizer a sua parte, não contribuir, nós não vamos conseguir vencer esta guerra. A situação é preocupante, pedimos que ninguém fique andando à toa na rua. Tivemos reunião com representantes da Saúde de Minas e, infelizmente, a notícia não é boa. Temos que ter um cuidado redobrado com a nossa população. Nossa equipe está a postos para cuidar de vocês, mas precisamos que vocês nos ajudem a cuidar de todos”, concluiu o prefeito.

Sobe para 16 o número de casos de covid-19 em Paraíso

PASSOS – Região chega a 99 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Doresópolis teve o primeiro caso da doença. Passos, com 31 registros, e São Sebastião do Paraíso, com 16, são os municípios como maior incidência. A região tem sete mortes confirmadas.

De acordo com o boletim, Carmo do Rio Claro, com dez confirmações e uma morte, é a terceira cidade da região em número de infecções pelo novo coronavírus, seguida por Pratápolis (8), Piumhi (5), Itaú de Minas (4), Pimenta (4), Guapé (3), Capetinga (2), Capitólio (2), Itamogi (2), São João Batista do Glória (2), São José da Barra (2), São Tomás de Aquino (2), Alpinópolis (1), Delfinópolis (1), Monte Santo de Minas (1), Doresópolis (1), Monte Santo de Minas (1), Nova Resende (1) e São Roque de Minas (1). Segundo a secretaria, 51 pacientes estão em recuperação e 41 já se recuperaram.

Minas

Minas registrou, em um único dia, mais 15 mortes pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim da SES desta sexta-feira, o número de mortes chegou a 446. Foi registrado um aumento de 3,48% em relação ao boletim de quinta-feira, 12, quando foram confirmadas 431 mortes.

O balanço mostra que, no prazo de um dia, foram confirmados 1.658 novos casos de covid-19, alcançando a marca de 20.106 diagnósticos positivos no Estado. O número de pessoas contaminadas superou a marca das 20 mil em Minas. As últimas mortes foram registradas em Itinga, Rodeiro, Uberaba, Teófilo Otoni, Salinas, Governador Valadares, São João do Oriente, Coronel Fabriciano, Caratinga, Imbé de Minas, Ipatinga, Timóteo e Itapeva.