Destaques Saúde

Secretaria prevê 4 pontos de atendimento para pacientes com sintomas gripais

Por Stéfany Dias / Especial

19 de janeiro de 2022

O Centro de Atendimento Covid está localizado na Rua Mercúrio, 138, Jardim Satélite, no antigo PSF Coimbras II. Foto: Arquivo FM.

PASSOS – A secretária de Saúde de Passos, Vanessa Cristina Silva Freire, afirma que devem ser abertos quatro pontos de atendimento estratégico para casos de pessoas com sintomas gripais e que a pasta planeja a contratação de um médico para atender no período da tarde no centro Covid. Segundo ela, a estratégia é devido ao aumento na procura por atendimento por pacientes com sintomas de gripe e também de covid-19.

“A nossa equipe aqui de Passos mudou o horário de atendimento das 7h às 9h para emergências na unidade, das 9h às 16h para síndromes gripais. As pessoas com sintomas mais específicos da covid-19 estão fazendo os testes. Nós também fizemos o chamamento médico e estamos aguardando o pessoal dar resposta e mostrar interesse em vir trabalhar no nosso município, para abrirmos quatro unidades estratégicas na cidade. Nós também abrimos o centro de Covid na semana passada, no período da manhã e vamos abrir novamente no final de semana, também no período da manhã. Estamos planejando colocar mais um médico para atender ou abrir o centro no período da tarde também”, disse Vanessa.

De acordo com a secretária, a situação em Passos segue em crescimento e o volume de contágio não diminuiu. Vanessa afirma que os funcionários da saúde estão preocupados e receosos com os números de novos casos, tanto da população quanto dos atendentes.

“A gente pede para a população fazer o uso correto da máscara, fazer o uso do álcool gel, evitar grandes aglomerações. No mais, a população fica um pouco preocupada mesmo, quando sentem algum sintoma, elas já procuram a unidade básica para fazer a testagem. Nós pedimos os critérios básicos, que são os sintomas específicos da covid. Síndromes gripais também podem procurar, porque as unidades são portas abertas, mas os testes são feitos em pessoas com os sintomas específicos”, disse.

A prefeitura recomenda que aqueles que estiverem sentindo sintomas gripais devem procurar pelo Centro de Atendimento Covid, que está localizado na Rua Mercúrio, 138, Jardim Satélite, no antigo PSF Coimbras II. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3522 – 1473 ou pelo WhatsApp 99721-3493.